A IRONIA DO PROJETO EUROPEU

Uma reflexão sobre a crise europeia. Um livro de história, de crítica e de proposta. Como chegámos aqui? Como podemos sair da crise?

Edições Tinta da China: link

O CENSOR ILUMINADO

Ensaio sobre o pombalismo e a revolução cultural do século XVIII

«A última palavra é um lugar de poder. Ela é a palavra que encerra. Ela inspira temor pelo seu caráter definitivo: depois dela não há correções, alterações ou precisões. Se a primeira palavra é a Lei, este livro vai ocupar-se de um tipo específico e muito definitivo de última palavra: a censura.»

Edições Tinta da China: link

ESQUERDA E DIREITA

Guia histórico para o século XXI

O que são, afinal, a esquerda e a direita políticas? Trata-se de conceitos estanques, flutuantes, ou relativos? Quando foi que começámos a usar estes termos para designar enquadramentos políticos?

Edições Tinta da China: link

O ARQUITECTO

Uma ficção que trata das consequências involuntárias das nossas acções a partir da história do arquitecto das Torres Gémeas, mais célebre pelas obras que lhe destruíram do que pelas que construiu.

Edições Tinta da China: link

O PEQUENO LIVRO DO GRANDE TERRAMOTO

Ensaio sobre o pombalismo e a revolução cultural do século XVIII

As grandes catástrofes sempre inquietaram e suscitaram a curiosidade do ser humano. O debate em torno do Terramoto de 1755 tem razões para não se esgotar. No dia 1 de Novembro de 2005 comemorou-se o seu 250.º aniversário. Para além disso, acresce nas nossas consciências o panorama de turbulência política, religiosa e civilizacional que tem dominado a história recente.

Edições Tinta da China: link

POBRE E MAL AGRADECIDO

A Educação Patalógica de Rui Tavares

«Um livro que eu gostaria de ter escrito – e tê-lo-ia feito, se não fosse um palerma.», Ricardo Araújo Pereira

Se não foram os portugueses a inventar a expressão «pobre e mal agradecido», foi certamente esta expressão que inventou os portugueses. Esta obra reúne um conjunto de textos de opinião e de crítica, nos quais Rui Tavares, em estilo fluente que não se quer largar, abrange temas tão variados como a religião, a política, a arte e a literatura, o ensino, os vícios de pensamento.

Edições Tinta da China: link

O FIASCO DO MILÉNIO

E Outras Tragédias Menores

Crónicas originalmente publicadas na revista «Blitz», abrangendo temas ora intimistas, ora filosóficos e culturais.
FINALISTA DO GRANDE PRÉMIO DE CRÓNICA APE.

Edições Tinta da China: link

O REGICÍDIO

Maria Alice Samara | Rui Tavares

No centenário do regicídio de D. Carlos I, M.ª Alice Samara descreve os factos e as interpretações do atentado, e Rui Tavares interpreta as imagens com que a «Ilustração Portuguesa» cobriu o acontecimento.

Edições Tinta da China: link