Na Alemanha, os políticos entretêm-se a fazer declarações incendiárias sobre a saída da Grécia do euro. Isto não é só uma afronta à democracia helénica. É uma afronta a todas as outras democracias europeias, aos tratados da União.
A democracia funcionou na Grécia; os políticos não. Na Alemanha, os políticos continuam a funcionar impiedosamente sem sequer ter em consideração uma ideia da democracia. E isto não pode acabar bem.
Sim, as eleições gregas deram um resultado dificilmente conciliável; mas esse resultado foi um retrato dos próprios eleitores gregos. Cabe aos políticos, se animados ao menos por um pouco de espírito republicano ou patriótico, conseguir fazer qualquer coisa com o resultado que os eleitores lhes deram.
Entretanto, na Alemanha, os políticos entretêm-se a fazer declarações incendiárias sobre a saída da Grécia do euro. Isto não é só uma afronta à democracia helénica. É uma afronta a todas as outras democracias europeias, aos tratados da União que a própria Alemanha assinou, e à incipiente mas absolutamente necessária democracia europeia.
Os políticos alemães fingem esquecer que os tratados não permitem expulsar países do euro, e não permitem sequer a saída voluntária do euro, apenas a saída da União. Ora, a saída da União não pode ser imposta, apenas voluntária. Ao aventar hipóteses que constituiriam claras violações dos tratados, a Alemanha está a dizer aos restantes 26 países que os tratados que todos assinaram valem só na medida em que a paciência germânica não se esgotar. Onde estão os europeístas alemães? Porque se calam?
Que isto não gere um imediato escândalo europeu nem reações imediatas dos outros governos é um erro que pagaremos muito caro, em particular em países como o nosso.
A partir daqui, tudo pode andar muito rápido — e imprevisivelmente. Das próximas eleições gregas, caso falhe a formação de um governo presidencial, podem sair três resultados diferentes: um reforço massivo do campo antitroika, uma cedência dos gregos às chantagens, ou um impasse igual ao de hoje. Em todo o caso, o panorama parlamentar não será muito diferente: sendo uma coligação, a SyRizA não pode atingir o bónus de 50 atribuído pela lei ao partido — e só ao partido, não coligação — mais votado. Formar um governo daqui a um mês pode ser tão impossível como agora.
Custa a acreditar, mas a tensão entre esta o impasse grego e as ameaças alemãs pode resultar em atropelos à ordem constitucional, seja helénica ou europeia.
Se a classe possidente grega acreditar nas ameaças de expulsão do euro terá a tentação de não permitir que as forças antitroika conquistem o poder. Se o eleitorado ceder à chantagem — e a lei eleitoral der uma ajudinha — pondo no poder os partidos do poder e da austeridade, os eleitores antitroika sentir-se-ão naturalmente espoliados. Sim, eu sei. Em plena União Europeia não é suposto haver golpes militares, nem revolta nas ruas — mas estamos a entrar em territórios desconhecidos.
Ao nível europeu, a vontade de expulsar a Grécia contra os tratados levará a uma revisão apressada destes ou, mais provavelmente, ao truque recente de fazer um tratado fora da União sem convidar os indesejáveis.
Hollande não é um super-homem, e ainda nem sequer tomou posse; mas cai-lhe nas mãos a necessidade de exercer imediatamente um contrapeso que anule as ameaças alemãs, deixe os gregos votar em paz, e recuse a desagregação do euro. Caso contrário, é o salto no escuro.
31 thoughts to “O salto no escuro”
Como é evidente, Rui Tavares, fez aqui um retrato exacto da situação.
E o impasse é quase certo, agora que os gregos voltam a eleiçoes.
E vai ser mais do mesmo!!!
Não estará mais que provado, que seria necessario a nivel europeu, renovar toda, toda, toda a classe politica, com gente mais nova, não formatada, sem querer enriquecer, ter fama ou poder???
Muito tendenciosa
Num país onde um Piraten Partei von Karaibas Kanibais ganhou 7,9?%
A democracia nã funciona
pois grupos que querem mais transparência conseguiram algo
na grécia um partei nazionaliste que se diz chamar synapismos de falanges marchantes (o equivalente às razzias que Afonso anriques fazia aos que não con cordavam com as suas Ideas)
faz um jogo político semelhante aos dos anos 70 e 80 em prétugal en flor de sal para ganhar mais uns lugarzinhos para os caciques daquela con celhia
Citando o viúvo de Catarina Eu Fé mea
A minha mulher (mesme ódepois de finada) nã era comunista
ê é que pertencia ó partido
(infelizmente fica melhor serem as gaijas a levarem com as balas enquanto os maridos progressistas ficam na taberna
mulhé casada na taberna….só se for puta do feytor
(citação dum rebolucionário da UCP….quall era o nome mesmo???
Eu tamém acho que os sindicalistas alemães que tão fartos de serem chantageados com as guerras que a alemanha nã pagou sã nazis disfarçados de vermelhinhos e grune’s
se a indústria e o estado federal pagaram milhares de milhões ao estado de israel
acho que os gregos mereciam uns trocos pois mesmo os judeus de tessalonika eram gregos quando se finaram e foram pró forno adubar as hortas alemãs
e o turismo de creta e dos montes sacros perdeu uns 12 anos de turistas ingleses por causa das minas alemãs e da guerrilha que deixaram até 47
bem visto até se pode dizer que a RFA apoiou com armas o regime dos cornéis
e já agora uma indemnização aos palestinianos pois os subsídios ao estado de israel levaram aos bantustões e ao apartheid durante 60 anos
e já agora uma inde mni zação a potugale que só ganhamos uns metros quadrados e uns vapores a meter água com os milhares que demos à metralha alemã
e deviamos dar à Isabel dos Santos uns 60 mil milhões para indemnizar dos familiares que metemos nos navios para irem levar nos costados por esse mundo fora ou servirem de antipasto detu barão
e pelos familiares dela que vieram do torrão pátrio para afinfarem nos outros familiares dela quando eles alevantavam as mocas…
de resto 60 mil milhões por 500 annos de martelada e tiró alvo
até é pouco…500 anus de guerre colonial dá só 120 milhões por ano
em juros compostos 600 mil escravos e peças de mercadoria que ficaram estragadas durante o transporte
a 10 mil eurros a peça é uma pechincha
é claro que se tivéssemos optado pelas moldavas e romenas há 500 anos
ficavam só a 5000 eurros cada..
é a mania de in vestir em áfrica
cahora bassa’s de gaijas aqui…e…sin cera mente
ê por si aposte n’el perez de la troika
se porsupuesto alquilar uñas platiñas lo pagaré in cauris ô notas de bilião de dracmas a imitar a lira turca nos anos…etc
Já que temos de importar morfe’s e estamos a exportar 1000 milhões em tomates e pepinos prós boches
adevíamos hacer compras no Lidl nos dias em queles põem as conservas gregas e o queijo grego naqueles cousos cheios de aceite grego e camisetas de algodão grego fiadas da roménia…é um 3 em 1
ou 300% de desconto pois nós somos gregos
Eu também acho que chantagens só as dos mais fracos.
Os ricos (alemães ou outros que paguem a crise) os gregos são todos pobres e a única Onassis virou brasuca né, só tem umas ilhas e a gente vai nacionalizá-las.
Metam os Eurodracmas debaixo do colchão e cuidado com as máfias sérvias e servo-croatas
A bolsa grega afundou menos milhares de milhões do que a nossa?
A agricultura grega inda tem subsídios em eurros ou já chegou à troca directa?
A democracia grega é só nossa os bárbaros que se lixem
Soluções radicais encostem os escudos (os de cobre) e metam as lanças de fora a ásia será nossa outra vez…
Os gregos vão deixar de ter o cutelo das dívidas sobre a cabeça
Os turcos prontificam-se a investir na grécia
A in vestir ou a investir como fizeram com as colónias gregas na capadócia em 1919-1922 isse já nã sey
Uma cedência dos gregos ou dos alemães à chantagem….olha que perdem 250 mil milhões no eurro
Mas desde 2009 já perderam muito mais
Atão Kamaraden nós somos gregos queremos o perdão de x% ou Y%
e notas de 100 mil réis outra vez e D.duarte Pio como nosso Rey
Que nã queremos reys alemães como os gregos…..
Não parece que a Turquia vá só dar dinheiro aos gregos.
Quanto à Turquia, graças ao tipos sem visão na Europa, nõ entrou..e agiora é dos poucos paises……….mas fora…..que cresce e até nos rouba turistas…………
Esta Europa está tao imbecializada……………….
Seria possivel reinventar politicos?????
seria possível reinventar povos?
os plíticos sã o reflexo dos sês poves
hÁ UNs gordinhos e bonacheirões que parecem que nã fazem mal a uma mosca mas afinfam forte e feyo numa parvinha de 18 anus pra ganhar meia dúzia de botos
e há pessoas que reagem às multidões fartas de restrições numa eurropa que safunda
aqui pur exemple phode-se tirar o dito RT’P do Blogue de Esquerda ma nã se pode tirar o blogue de esquerda do ditto RT’P
são rittos senhora são rittos por são jorge e pela terceira
inda falta muyto
quem sabe a irracionalidade das multidões con tagia tudo e todos
mas axo quinda vamos ter um fim de semana ok…
Cinis num é Cinnamomum
Finis num é Filemon
Olhe estamos de acordo os polticos são o reflexo dos seus povos.
E aqui quem vem primeiro o ovo ou a galinha???
Pode-se melhor tudo?’ não!! Why??????
Vai chover no fim de semana! é bom????
Finis ainda não já!!!!
Excelente Rui Tavares, no avião Hollande, e Deus!”
os polticos olhe a criseys num gaste o teclado nã…quódespois tem de reciclar o ditto cuje
todos os saltos civilizacionais se fazem ao sol
isso de idades das trevas e de bárbaros around us
é propaganda
A democracia funcionou na Grécia; pois ter um parlamento à bettino Craxi e gente que vota como protesto e um terço nem se incomoda a votar é uma demo da cracia funzionale.
Os cidadãos funcionaaram os políticos não, pois são sub-cidadãos ou infra-homens, não têm as mesmas quezílias as mesmas pequenas mentes dos restantes.
Na Alemanha, os políticos aparentemente são unos e clonados com a mesma mente e por isso continuam a funcionar impiedosamente dentro dos seus interesses sem se preocuparem com os dos restantes, já os políticos gregos e os rui’s tavares deste mundo são infalíveis as suas palavras são pérolas as suas birras carnavalescas são profundos temas que têm de sofrer aNÁLISEs várias e demoradas são a história a acontecer
Os restantes (aqueles que não são puros e sem mácula como vós que não se conseguem entender em casa mas têm a compreensão plena como se governa um con domínio eurropeu dividido )são sub-gentes que alienam ou nem sequer têm em consideração uma ideia da democracia, que como todos sabemos é a busca incessante da verdade.
Resumindo : são uns pôncios pilatos que nem sequer entendem a verdade
e a verdade é que somos todos culpados e todos inocentes
tudo vimos e tudo não quisemos ver nem queremos
somos o berço de todas as civilizações que demos de bom grado aos bárbaros com panelas de pólvora e com trocas de escravos em nome de nosso senhor
Que esse senhor seja o Ares grego ou o Ares de Campo que é maior que o mundo para o caso tanto faz
Nós somos as forças do bem e da verdade e eles são as do mal e da desesperança
E isto não pode acabar bem….porque aparentemente tudo tem um fim
isto sempre acaba quando aquilo começa…é o fado eurropeu
Estou mesmo idiota, nada entendi……………e esta hem!!!!!!
entendeu que nada entendeu
já não é mau…
Sem duvida…………………..
Sem duvida?
e Ham está pelos ajustes?
Sem foi sempre um typo muy pouco esclarecido
os filhos de Sem sahiram ao pai uns zelotas que duvidam dos que nã sã come eles
Nada entendi………………………..oh………..
Leia a bíblia que percebe (ou não)e deixe de entrar em êxtase quando anda na internet que as câmaras gravam tudo….oh……ah ….tou quase tou quase…
E que mal tenho eu com as camaras que gravam tudo!!!!!!!!??????????????????????????
O novo ou o antigo testamento???
o velho claro, o novo é revisionismo Trotskista
Não é esse: é o antes ou depois de JC?
JC era filho de Estaline…ele mandou-o pregar o evangelho na judeia
pra ver se os médicos judeus nã lhe limpavam o sebo quando lhes disssesse que era o messias
esta gente lá do porto nã tem EMRC?
o que tem o porto a ver com o emrc (não me apetece escrever em maiusculas!!!!)????
Dizei…………. senhor da capital de lisboa, terra dos importantes!!!!!!!!!!!!!!
atão dá-se a histéria sagrada de nosse senhor que fez o paraíso socialista em Edu.Moral.Relegio.Comuna pelo menos AQUI nos desertes da marge sul…deixai de gastar electricidade????/()!!!!! dai-a aos pobres e emprestai-a a deus que ele devolve-a com juros
E o Relvas!!!?????
I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unqutseionably come more formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.