Foto de Ron Jenkins/Getty Images

Atenção: isto não é um teste – A minha crónica de hoje no Público.

“O único problema é que isto não é um ensaio de incêndio do qual se sai com um suspiro de alívio e um pouco mais de preparação para qualquer eventualidade. Esta é a vida real de milhões de pessoas, à beira do abismo. Este não é um teste de história para ver quem fica bem aos olhos da posteridade, mas uma questão de moralidade e decência para com o presente da humanidade concreta. O passado serve apenas para nos iluminar contra os erros presentes.

Quem justifica o renascimento do nacionalismo hoje não terá como deter os excessos do egoísmo nacional amanhã. Essa justificação terá, como sempre, consequências: não dá para sair do comboio quando a viagem se tornar desagradável.”

One thought to “Atenção: isto não é um teste”

  • vitalino

    É bom le-lo no plano internacional. Aqui consegue ter discernimento distinto de tudo o que escreve no plano nacional, onde falha redondamente em qualquer análise. Então na política partidária está sempre completamente enganado. Mas é bom ter diversidades partidárias sim. Como o Arnaldo Matos no MRPP o Livre do Rui Tavares são partidos importantes.

Comments are closed.

Skip to content