Desde hoje de madrugada que, juntamente com outros cronistas e jornalistas do Público, tenho estado a contribuir com texto para um live blog sobre o Brexit. Irei partilhando aqui os textos que publico por lá. Abaixo está o primeiro:

“Sobre o que não foi esta campanha? Não foi sobre o euro, não foi sobre a austeridade e não foi sobre o Tratado Orçamental ou a dívida soberana. O Reino Unido não pertence ao euro, não assinou o Tratado Orçamental, emite a sua moeda e gere a sua dívida com políticas monetárias mais próximas das dos EUA do que da própria UE. A austeridade levada a cabo no Reino Unido foi inteiramente da responsabilidade do Governo de Sua Majestade. A campanha pouco tocou nesses temas, como pouco se falou de desemprego (a não ser como forma de falar de imigração): a taxa de desemprego no Reino Unido anda à volta de 5%. A insegurança laboral e a perda de direitos dos trabalhadores tem sido uma bandeira do governo britânico dentro da própria UE. Ninguém acreditou que os líderes da campanha do Brexit defendessem o Serviço Nacional de Saúde no país: na verdade, vários deles defendiam a sua privatização até uns meses antes do referendo para depois alegarem que a União Europeia o queria privatizar — o que era mentira.

Isto é importante, porque nos próximos dias — e já hoje — muita gente se quererá apropriar da vitória do “Brexit”, ou porque torceram por ela, ou porque gostariam que o “Brexit” pudesse fazer avançar os seus argumentos preferidos (alguns deles são também os meus) em cada um dos seus países. É uma tentação compreensível, mas é importante que os admiradores do “Brexit” noutros países não estiquem as suas interpretações até ao ponto em que elas deixem de ser reconhecíveis por quem quer que tenha seguido esta campanha.”

(Leia mais aqui )

2 thoughts to “O “Brexit” e os seus admiradores

  • vitalino

    Naturalmente. Se até o Livre quis apropriar-se da geringonça quando nem 1% dos votos teve…

  • Torie

    Amen brother. My circle gives me a hard time for not buying fancy fish at 13.00 bones a pound and beef is just way too high. Man, I got a family to feed, I’m NOT going to spend 75 dollars a night to feed these beasts!Thank YOU.I’m in the midst of finding fresh goat for even less. I like it better than lamb, way beB.irtteggles

Comments are closed.

Skip to content