Na União Europeia perdem-se aproximadamente 850 mil milhões de euros por ano em evasão fiscal. Perdem-se também aproximadamente 150 mil milhões de euros por ano em planeamento fiscal agressivo. Isto equivale a um montante total de 1 bilião de euros por ano — mais do que o orçamento total da União proposto para os próximos sete anos.

Em Portugal, a perda em receitas fiscais corresponde a 78,2% do défice orçamental de 2010, que foi de 15,8 mil milhões de euros. Portanto, por outras palavras, cerca de 80% do défice orçamental equivale à perda de receita em sonegação e evasão fiscal. Se esse montante tivesse sido canalizado para os cofres do Estado, a necessidade de um resgate da troika teria sido muito menos urgente e as condições muito melhores.

Mais informações sobre relação entre lavagem de dinheiro, evasão fiscal e paraísos fiscais no documento em anexo apresentado por mim em Lisboa no dia 01 de março deste ano — com recomendações práticas para recuperar o nosso dinheiro e o nosso futuro.

RELAÇÕES ENTRE BRANQUEAMENTODE CAPITAIS, EVASÃO FISCAL E PARAÍSOS FISCAIS by Rui Tavares

Leave a comment

Skip to content