Já terminou o prazo para o envio dos mini-ensaios.
Recebemos mais de 100 candidaturas oriundas de jovens de todo o país.
Agradeço a todos os candidatos e candidatas pela participação no concurso e pelos ensaios que serão todos lidos com a devida atenção.
Divulgaremos os resultados no próximo dia 18 de Março.
***
Seleção de 15 jovens para representar Portugal no encontro “Youth in crisis” — Bruxelas, 10 de abril 2013
No próximo dia 10 de abril, em Bruxelas, um grupo de deputados europeus entre os quais se contam três alemães, uma dinamarquesa, um espanhol catalão, uma francesa, um grego e um português (eu) vão realizar uma experiência inédita de democracia deliberativa. Reuniremos no Parlamento Europeu mais de uma centena de jovens oriundos de todos estes países para discutir a crise e a juventude na União. Distribuídos por quatro grupos de problemas — democracia, economia, sociedade e ambiente — os participantes nestes encontros utilizarão vários métodos de debate e decisão para definir esses problemas, identificar possibilidades de solução e preparar propostas de futuro comum europeu.
Cada deputado poderá convidar entre dez e vinte jovens à sua escolha, cuja viagem e estadia serão pagas pelo programa de visitantes do Parlamento Europeu. No meu caso, convidarei quinze jovens residentes em território português, — mas decidi levar o desafio mais longe.
É muito importante que os jovens vindos do Sul da Europa, e em particular de Portugal, possam ser sinceros na comunicação dos problemas específicos que afligem os nossos países, e persuasivos na explicação do que significam esses problemas para o nosso futuro comum europeu. Há certamente muitos jovens capazes de o fazer à sua maneira. Como saber quem são?
A melhor maneira que encontrei foi a abertura de um concurso-relâmpago para ensaios sobre “juventude, crise e Europa”. Este concurso está aberto durante a próxima semana para jovens residentes em território nacional, entre 18 e 35 anos, portugueses ou não. Os ensaios devem ter o tamanho máximo das minhas crónicas no Público — 3200 caracteres — e ser entregues em PDF para o email juventudecrise@gmail.com até ao dia 11 de março, paginados de forma a não exceder uma página A4 impressa frente e verso.
De entre os ensaios enviados escolherei pessoalmente a melhor seleção de qualidade e diversidade que me for possível. Se necessário tentarei equilibrar essa escolha em termos de género, residência e área de estudos ou de trabalho, na intenção de obter um grupo plural e de qualidade. Os ensaios que não forem escolhidos serão preservados e os seus autores poderão vir a ser convidados mais tarde para outras iniciativas semelhantes.
Os autores deverão enviar por email, junto com o PDF do seu mini-ensaio, os seguintes dados:
– Nome completo
– Data de nascimento
– Endereço de residência
– Imagem digitalizada de BI, Cartão do Cidadão ou Passaporte.
– Informação sobre as línguas que domina (conhecimento de inglês, francês ou alemão poderão ser preferenciais)
– Declaração de disponibilidade para poder viajar para Bruxelas entre os dias 9 e 11 de abril.
– Autorização para eventual publicação, com autoria devidamente identificada, do mini-ensaio.
Os resultados serão divulgados até 18 de março.