A Europa só muda quando a esquerda aprender.
Conheci em tempos um casal em que ambos eram fervorosos crentes na existência de Deus. Bem, talvez mais do que isso: ambos alegavam falar com Deus. As discussões eram engraçadas: “amor, Deus agora não quer que tu toques viola” — “mentira, amor, é Ele que me está a pedir”. As escolhas de restaurantes, de roupa e de meios de locomoção passavam pelo mesmo processo.
Eu ainda admito que se possa falar com Deus; mas nunca acreditei que Deus pudesse responder. Até ontem, quando o avião de François Hollande foi atingido por um relâmpago quando viajava de avião para jantar com Angela Merkel logo a seguir à sua tomada de posse. A comitiva teve de voltar para trás e mudar de aparelho, mas mesmo assim lá foram de charola para Berlim e o encontro lá teve lugar.
Não, não e não! Mas tu não vês, François? Deus não quer! Até Deus, na sua infinita paciência, se pergunta: “mas quando é que a esquerda aprende?” e “quando é que a Europa muda?”
Tu não precisavas de ir a correr para Berlim, François. A Merkel fez questão de não receber-te quando eras candidato à presidência. Claro que irias visitá-la, mais tarde ou mais cedo, mas não teria de ser logo depois de tomar posse. E, se era para discutir a União, deverias ter deixado claro que havia um lugar próprio para o fazer: Bruxelas. Berlim é uma capital europeia, mas não é a capital da Europa.
As duas perguntas de Deus, aliás, estão ligadas: a Europa só muda quando a esquerda aprender. Seja a fazer oposição ou a governar, é preciso passar a entender a dimensão europeia como distinta das meras relações entre governos de Estados. Em época de crise, sobretudo, a falta da dimensão europeia leva os estados a encerrarem-se em posições determinadas pela visão mais mesquinha dos seus debates nacionais e a relacionarem-se, no máximo, de forma bilateral. Ora, uma coleção de relações bilaterais não faz uma União.
Para haver uma União tem de conseguir apresentar-se uma visão que una partes das sociedades de todos os estados-membros no interesse comum de atingirem um alto nível de desenvolvimento económico, social e ambiental. Se se disser que uma taxa sobre as transações financeiras, complementada com outra sobre a poluição, cujos recursos alavancados moderadamente por dívida europeia (até agora praticamente inexistente) poderiam relançar a economia de todo o continente, a começar pelos seus pontos mais fracos mas beneficiando toda a gente — isso pode ser um discurso que, mobilizando os cidadãos, crie uma União.
A insistência em relações bilaterais acaba por criar uma realidade em que “a Alemanha” quer x e “a França” quer y — e os cidadãos, na sua multiplicidade, ficam como se não tivessem vontade. Para nós, particularmente, isto é grave. Os principais prejudicados da falta de uma democracia europeia são os pequenos países.
Infelizmente, para que a esquerda (o centro-esquerda e a esquerda radical, raios: a esquerda) aprenda que é do seu interesse que a Europa se faça, será necessário muito mais do que um raio. Será necessário ver o colapso da Grécia, o contágio a Portugal, a calamidade na Espanha e na Itália — e o euro condenado. Quando será que a esquerda aprende? Não respondes, Deus?
(Publicado no jornal Público em 16 de Maio de 2012)
24 thoughts to “Deus não quer, François!”
EXCELENTE ESTE ARTIGO.
EXCELENTE!
De facto a pressa de Hollande ir prestar vassalagem a Berlim a Frau Merkel………………não lembra o Diabo!!!!!
Assim, não dá!!!!E???
Só nos saem esquerdistas de meia-tigela!
Depois do Merkozy, temos o Merlande…
Não será bem, bem Merlande, dado este ser menos “tanso!” que o Sakozy, mas não será nada de bom…………..
Um artigo para ser lido por toda a gente que se diz de esquerda e depressa escorrega no mais bacoco nacionalismo anti-União, como os que defendem, por exemplo, a saída da União Europeia ou mesmo, numa posição ainda mais xenófoba, a criação de uma União Europeia dos países do Sul.
Esperemos ainda ser possivel criar uma verdadeira União a 27, isto não é…e nunca foi……………..
Antes de mais nada, desculpe-me pelo meu portugues. Sou brasileiro, e temos algumas diferencas gramaticais, mas espero conseguir transmitir a idéia principal.
O problema da esquerda burra não é apenas europeu.
E aqui não vou nem entrar em detalhes sobre a esquerda que quer um comunismo nos moldes da União Soviética. Não funcionou na União Soviética, o que faz alguém pensar que funcionaria em algum outro lugar se fizerem tudo igual? Menos Vodka?
Reclamo aqui da esquerda que é incapaz de dese apoiar uma idéia que dê fim a uma crise por que a idéia nasceu de um partido de direita. A esquerda que diz lutar pelo bem da parte mais necessitada da população mas que nao aprova nada que não beneficie a eles próprios, os líderes do partido.
Dizem que querem uma solução para a crise na União Européia – talvez seja hora de comecar a desenterrar os problemas que são a causa da crise para corrigi-los. Se a Grécia está em crise e Portugal, Espanha, Irlanda e Itália estão próximos a entrar em situação parecida, é de se imaginar que o problema da crise não seja simplesmente Grego, não?
E para os que acreditam que uma saída da União seja a melhor opção, eu digo: Vão estudar. Aprendam por que a União Européia foi criada em primeiro lugar. Quando voces entenderem isso, ai poderemos ter uma discussão sobre quão boa seria uma eventual remoção da União.
Deus o quer seu RT’P de BEBE
E para os que acreditam que a eurropa é estável e que o sestércio é imperial
ELE vos diz: Vão estudar.
Aprendam por que a UE foi creada em seis dias tal como a dita guerra dos mesmos que já dura faiz ânus.
a queda da única moeda mundial da eurropa depois do sestércio e do besante orientalis
e o regresso da Libra do Império Extra-Europeu como moeda colonial
apenas aproveita aos ilhéus e a banqueiros americanos e suiços
um espaço eurropeu com uma moeda única foi um magnífico ……..!!!$#%%&
uma eurropa unida subsiste entre 6500 milhões de bárbaros
uma eurropa sem eurro…fragmenta-se inevitavelmente tendo em conta o enquadramento 2012-2020
as indústrias promotoras de emprego e a organização económica de certezinha não nascem do caos
bom exceptua-se a coreia do sul maS essa teve muita ajuda
e curiosamente o norte industrializado teve melhor nível de vida até ao início dos anos 60
o desemprego das sociedades tende a ser crónico
soluções só a curto prazo…já o dizia Kurt Vonnegut Junior
no player’s piano..1957 creio ou 1954…anos 50 faz 60 anos como a UE uéué…
e agora link Crónicas de um Matemático Exilado no Mundo?
é contrasenso né matemático é alienado mesmo…o mundo é exílio?
mais um ET pra juntar aos do bloco…
Tu não precisavas de ir a correr para Berlim, François.
mas quisestes fazê-lo o que revela carácter….
A Merkel fez questão de não receber-te quando eras candidato à presidência…..e tu perdoaste-lhe o que revela grandeza
é estou convencido Hollande é o Obama depois de tratamento à Mickael Jackson ele arriscou e arriscar é divino
contra correntes e marés é mudança
podia ser pior podia ser como o nosso systema de injustiça creada por um estado torto que se diz direito e con homens de bons costumes
viva All Barroso a mão esquerda de Deus
o Durão é a mão direita das trevas?
Deus sou eu, disse o Demo e a Esquerda essa coisa da sinistra, una e ao mesmo tempo formando Trindades de base 10 é a direita vista ao espelho e como tal cada uma tem um universo particular, uma visão do mundo e um objectivo final para o mundo e para a evolução do homem (pode ser à pedrada ao estylo do masson ou a tiro de flecha ou canhão ao estylo do Synapismos Rolante), mas o Demo que é DeuS assim o fez para controlar os homens que também são Deus e o Demo.
E assim permitindo a expressão dos que estão com as forças matemáticas da luz e reprimindo os que aparentemente querem ser o protagonista de Sou Ares o maior dos deuses e o menor dos diabos ou vice-versa, criamos nichos daqueles que são pedaços da Vera Cruz e caixotes de lixo para a falsa Cruz da Casa que fingia ser Pia
resumindo: Mithologgias esculpidas em pedras feitas cathedrais e cathedras de Deus o quer quando o Diabo nos tem
uns Exilados no Mundo mathemático querem que lhes saiam tijelas inteiras de números primos e euromilhões bem divididos em potências de 10 elevadas a trinta e tal nações
outros Rui’s muito bons e pouco Ruin’s arruinam as meninges a expurgar os falsos profetas e a preservar o evangelho que é uno apesar de dividido em três…in nomini Tavares figli espiritualis e sanctum sanctum que és o spiritum tuo da vera demo da cracia
e a DEMO vem em quantos níveis de tentativa e eurro?
só o deus do blog e seus apóstolos o sabem…
יום שבת, 19 במאי 2012
O SIMPLEX FEITO COMPLEX INUMANO-DEUSES À BEIRA DO FIM PENSAM QUE SÃO HOMENS QUANDO OS HOMENS SE APROXIMAM DA TUMBA PENSAM SER DEUSES
O MUNDO EM SIMPLEX: QUANDO O HOMEM O DESDENHA DEUS O QUER
Deus sou eu, disse o Demo
E TODOS os restantes deuses são falsos como os diamantes bera….
mais simplex do que isto só os desenhos di foz côa….
claro que havia um lugar próprio para o fazer: Bruxelas o Olimpo da burrocracia eurropeia
Berlim é uma capital europeia, mas não é a capital da Europa é apenas um subúrbio fino onde vivem os que pagam as contas dos guetos eurropeus que eles formaram
Pequim é uma colónia que temos por aí e wash in ton é uma lavandaria que faz preços reduzidos à tonelada
O mundo é a eurropa e Bruxe ellas das kapital
e nós os escolhidos os puros dos puros gravaremos a histéria
com as nossas unhas…
E O BARRROSO! Agrarrado ao tacho, a ver se se aguenta para depois ser PR cá do burgo…..hem????
deus deve ser de esquerda e o pai dele é de direita. por isso é que deus não há meio de crescer,nem nenhuma das esquerdas edipianas .
deus mandou-me dizer – cresce e aparece , ó portugesa esquerda!esquece as intrigas e anda. aproveita ,hoje, o meu dia de estar de serviço aos paralíticos!
Deus não quer – um texto inspirador e bem disposto. Obrigada.
Deuladeu Martins também anda a retirar eurros da banka grega?
Se os deuses gregos nem con fiam na banka do Olimpo e só querem é meter-se na banka de Hades isto de meter só um deus ao barulho parece-me cousa do JPMorgan e tem os restantes na reserva
Jupiter lo vult…se calhar nem jupiter o quer mas o céu arrisca-se a cair na cabeça do Astérix por toutatis
1200 milhões 2ª e terça passada e 5 mil milhões até 16 de Maio e já estamos a 21
Acho que é mesmo o homem não quer mesmo que deus o queira…
deuses de ladrões sã mercuriaes
O homem não quer……..logo…qual deus??????
Toutatis claro…se o céu cai em cima das cabeças vamos ter de ir todos pró inferno
bolas esta gente nã pecebe de mithologgia incunomiká
in nomine deo toutatis
Pro inferno…………………..onde!!!quando!como….com quem!
Pró Inferno de 1929 global que vai chegar um dia destes ?
Vai com Deus ou com outro velhote que tenha manias
A eurropa sempre dependeu dos Francos e de outros povos germânicos para se dinamizar em termos económicos e sempre puseram a boa saúde da eurropa junto com a sua
Infelizmente nem a Hollande de Hollande nem os Francos que querem ser gauleses já contam pouco desde que deixaram de rebentar bombinhas nos atóis de Mururoa e afins…adeviam bombardear Viena a partir dos seus porta-chaves pra mostrar que as bolhas vão e vêem-se mas a França é eterna
Parece que vamos recuando, até rebentar!!!!!! Tanto politico que nada fez de util!!!!!! tantos!!!!!!
E agora????
Nada de utilis? e era pra fazerem?
tamém as lojas de pedreiros dizem que são livres e tal e nunca os vi a obrar
Obrar? como?
pelas vias normais claro
tal como o grande arkitecto evoluiram demais
só obram uma vez durante 6 dias e ódespois ficam a distribuir essa obra o resto da vida
Ah, obra não de obrar, mas de construir, sem estrume, que por vezes ainda é pior!!!