Miguel Portas

Isto irá. Daqui a uma semana é 1º de maio. Ser-te-á prestada homenagem, quando já estivermos mais repostos. Os teus amigos farão outra coisa: festejarão o teu aniversário. 

Há quinze dias a crónica não saiu. Não fui capaz de a escrever. Eu tinha sofrido uma grande perda e não quis receber uma avalanche de mensagens. Recebi apenas algumas. Uma delas era do Miguel Portas: “internado em Antuérpia”, dizia, desejava-me força naquele momento difícil. Nestas duas semanas, enviei-lhe duas mensagens, desejando-lhe força também, para os tratamentos. “Brigado”, respondeu ele, “isto irá”.

Hoje a crónica sai, não sei se em condições para ser lida, peço desculpa por isso. É 25 de abril, e o Miguel Portas morreu ontem. É duro. Daqui a uma semana será 1º de maio. O dia de anos do Miguel Portas, data que o enchia de vaidade. Isto é mais do que duro. É cruel.

Foi cruel morrer assim o Miguel Portas, tão dolorosamente. Mas ele não se zangou com a vida. Logo o Miguel, que tantas vezes na vida se zangou sem razão, não se zangou com a vida, mesmo quando teve toda a razão para isso. Mas ele só podia gostar muito da vida. Tanto que nunca acreditou que ela lhe pudesse fazer esta desfeita. Há mesmo pessoas em que o gostar muito da vida está na raiz de tudo.

Isto irá, Miguel. Hoje é 25 de abril. É dia de descer a Avenida da Liberdade. Vão lá muitos amigos, de cravo na mão, camaradas teus, namoradas tuas, gente com quem te zangaste, gente com quem te reconciliaste, gente com quem fizeste política, e jornalismo, e amizade, e com quem desfizeste também. Para qual das coisas tinhas mais talento? Também isso discutiremos ao descer a Avenida da Liberdade, mesmo os que não puderem descer a Avenida; lembraremos os jornais, e a política, e as amizades.

Isto irá. Daqui a uma semana é 1º de maio. Ser-te-á prestada homenagem, quando já estivermos mais repostos. Os teus amigos farão outra coisa: festejarão o teu aniversário. Mesmo aqueles que andaram à bulha contigo. Todos sentem a tua falta. Até de andar à bulha contigo. Falarão das coisas que fizeste, lembrarão como entraste na vida deles, e não esquecerão nada, das coisas mais importantes àquelas que não têm importância nenhuma. Como lhes arranjaste um emprego. Como o jornal foi à falência. Como fizeste um partido novo.

E, sabes, Miguel? Isto irá. Aprenderemos finalmente, talvez não seja já para amanhã, mas aprenderemos. A fazer as coisas de outra maneira. A ser camaradas. A respeitar as diferenças. A juntar forças, mesmo. Tu, que nunca foste sectário, vais gostar de ver. Mas como eras taticista, vais ficar surpreendido.

Isto irá, finalmente. Faremos deste um país melhor. Teremos de ser muito melhores para o conseguir fazer, é claro. Mas isto irá. As coisas estão difíceis agora. Mas um dia vamos reconstruir o que agora está sendo destruído. Nascerão as novas escolas, e teatros, e serão reconstruídos os prédios velhos.

E haverá mais. Haverá viagens, Miguel, em que se arrancará logo de madrugada. E piadas contadas em várias línguas, francês desenrascado, italiano macarrónico, inglês acabado de aprender, uma ou duas palavras em árabe. Isto irá. Hão de cair mais uns tantos muros, vais ver. E vai haver jogos de futebol contigo como guarda-redes. E vão aparecer uns jornais e umas revistas novas, com um pessoal novo, talentoso, que havemos de descobrir. Vamos ter umas boas ideias. E, tal como garantiste tanta vez, vamos dar a volta a isto. Vamos dar a volta a tudo. Nem sempre acreditei, é certo. Mas isto irá.

78 thoughts to “Isto irá (Crónica de amanhã para o jornal Público)

  • Susana

    Bonita homenagem Rui. o Miguel merecia. Grande homem. Grande ser humano. Isto Irá Miguel, vais ver. Susana

  • Vasco Ribeiro

    Muito bom. Gostava tanto dele. Forte abraço.

  • Fernando Martins

    Sinto muito a perda do teu amigo Miguel. Um abraço.

  • Carlos Alberto Correia

    Obrigado Rui Tavares por esta prova de amizade. Concordo contigo. Isto irá!

  • Nuno Bigotte Santos

    Tão Lindo!… E merecido! Para um verdadeiro Homem!

  • Lelé Batita

    Belíssimo texto, muito sentido.
    Deixo aqui dois outros textos, os nossos, em homenagem a Miguel Portas, a quem tivemos a grata oportunidade de conhecer.
    Um abraço, Rui e obrigada por partilhar connosco os seus sentimentos.

    http://peroladecultura.blogspot.pt/2012/04/miguel-portas-1958-2012.html

    http://luisdiferrart.blogspot.pt/2012/04/miguel-as-portas-do-ceu.html

  • Irene Grilo

    Lindo! Isto irá……até já.

  • João Carlos Lages

    Uma bonita homenagem a quem nos fará sempre falta. O pensamento é maior que as palavras que se escrevem hoje e amanha em todo o lado. Esse pensamento testemunha o quão impressionante o Miguel justamente é, mesmo depois de ter embarcado num irá, a fazer-nos caminho.

  • Clara Belo

    Estou sem palavras Rui.

  • Jorge

    Isto irá. De certeza. Fica aqui a promessa.
    Para ti, Rui,obrigado.

  • José Manuel Rosendo

    Rui Tavares, obrigado. O Miguel era um homem bom. Bom, porque tinha defeitos, gostava da vida e foi um lutador. Isto irá. E quando for, das ruas de uma Beirute bombardeada a uma Jerusalém ocupada e a muitos outros sítios onde há povos sem Estado e Estados que não respeitam os seus povos, haverá quem lembre o Miguel. Como lembrou Francisco Louçã “Miguel foi um desses que se empenharam por todos”. Abraço.

  • luiza machado

    ao ler as tuas palavras consegui ficar menos triste com esta partida, até sorri e dei por mim a suspirar por esse futuro que vamos mesmo construir… isto irá!

  • antónio ângelo vasconcelos

    obrigado rui por este belo texto, e pelo que de futuro ele contém

  • antónio ângelo vasconcelos

    isto irá…

  • Aurelino Costa

    ABRIL ALADO

    No silêncio de tudo isto
    um cristo.

    Abril de fogo na garganta
    em ciclone
    e o pasmo adulto
    de um Homem

    Que fazer
    de mãos gretadas
    em Delfos?

    Memória de cavernas
    no âmbar dos rostos

    carrocel mítico
    de zebras em comício…

    O cheiro que vinha
    era de longe…

    empoleirado e cartográfico
    gemeu nenúfar

    e sapateado
    encolheu.

    Aurelino Costa, in “Razia”.

  • Margarida Rodrigues Coelho

    Comovente crónica, Rui Tavares!
    Sinto muito este desfecho, nunca se espera. Gostava muito do Miguel Portas, pela honestidade, educação, cultura, perfil político… isto irá!

  • Vera Dias

    Isto irá…. devia mesmo passar a ser a nova palavra passe, passe para uma nova maneira de estar na vida em geral e na política em particular.

  • Sassmine

    Isto irá, Rui, isto irá. até amanhã, na avenida. e obrigada por esta crónica.

  • manuela

    …isto irá!!!

  • Pedro Peres

    Obrigado Miguel… isto irá, porra! irá mesmo.

  • ANTÓNIO SEVERINO SEQUEIRA

    Até sempre canarada,estarás sempre presentegostei do quen li.

  • Daniel Ribeiro

    Bonita homenagem, Rui Tavares. Era amigo dele, até escrevemos reportagens no Expresso, assinadas em conjunto, quando ele foi jornalista. Passámos tempo juntos, sempre com prazer, em Lisboa, em Paris.Bebemos copos descontraidos, e vai fazer-me falta vê-lo rir com aquelas gargalhadas. Estou triste, mas isto irá, tem razão, rui. Abraço

  • Yolanda Cardoso

    Toca-me muito a morte do Miguel. Com a mesma doença e no mesmo país onde há dois meses, o meu marido, também ele político e profundo admirador do Miguel, perdeu a vida. Toca-me muito. E o segredo da força que deixam é justamente este amor pela vida e a serenidade com que aceitam aquilo que não podem mudar. A dor vai tomando contornos diferentes mas permanece, com a certeza que, pela tua família e teus amigos… isso irá.

  • Mário Barroso

    Grande crónica. Um abraço amigo e solidario.

  • angela

    Brigada.

  • antónio cravo

    isto irá.

    isto tem de ir, é uma condenação histórica, o miguel não estará cá para assistir, quiçá nós também, mas o seu nome figurará entre aqueles que contribuíram para que isto fosse.

    até já miguel, um abraço rui.

  • Mário Pessoa

    Isto irá!
    A esperança de quem lutou para que a palavra Liberdade tivesse sentido.
    A esperença de quem o ouvio, de que continue a ter Sentido.

  • Teresa Matos

    Isto irá, enquanto seres humanos como o Miguel dedicarem a vida a lutar pela justiça e liberdade a que todos temos direito.
    Fica o teu sorriso, a bondade e a solidariedade de um GRANDE homem, que nunca será demais relembrar……

  • azulejo

    Isto Irá

  • Exilado no Mundo

    Um grande homem com o Miguel, merecia uma homenagem como esta: simples, humana, sentida!

  • Maria Trincão Maia

    Arrebatador, obrigada por escrever este texto magnifico. Miguel Portas, era um dos grandes políticos (ou talvez um dos últimos grandes políticos portugueses). Obrigada mais uma vez.
    Isto irá…

  • mjcarrilho

    Belo texto.

    Isto irá.Vamos fazer por “isto”.

  • maria santos

    isto irá!

  • Henrique

    Como o Miguel disse, Isto irá… Tenhamos vontade e sejamos solidários.

  • Maria Costa

    Que bela homenagem.

    Permita-me que a subscreva totalmente.

    Até sempre Miguel.

  • Luís Diferr

    Obrigado, Rui, por este texto e por muito mais.
    O Miguel sabia, sem dúvida, que não adianta zangarmo-nos com a vida; mas que adianta zangarmo-nos com a situação. E agir de acordo com isso, para que isso vá!

  • Rita Oliveira

    Irá, pois irá, terá de ir. Nem que seja em homenagem ao Miguel e a outros como ele.

  • Teresa Silva Vieira

    Rui muito obrigada pelo belo texto e homenagem ao Miguel.
    Também acredito…..isto irá!

  • clara

    Apesar da chuva, da tristeza, de ser Abril sem cravos, apesar da destruição e da raiva, isto irá.
    Pelo Miguel, pelos que lutaram, por nós e pelos nossos filhos, isto irá. Isto só tem que ir.

    Obrigada Rui Tavares pelas palavras sentidas, que em tempo de dor conseguem trazer esperança.

  • eu

    Não deixo o meu nome pq não o costumo fazer quando comento em blogs, no entanto não quero deixar de prestar a minha homenagem a um homem que admiro, pela sua frontalidade e pela sua luta, por isso senti profundo pesar pela sua partida. Nós Portugueses anónimos precisamos agora mais do que nunca de pessoas como o Miguel, pois o medo tolhe-nos… mas ISTO IRÁ!

  • Luís

    Notável como da dor, nasce um texto cheio de esperança na concretização dos objetivos pelos quais Miguel lutou.
    Uma simples e sentida homenagem. Isto irá.

  • Augusto Küttner de Magalhães

    EXCELENTE, CARO RUI.

    Lá está no Público, e aqui para todos lermos e pensarmos!!!!

    Espero que o que a Si, Rui, o que aconteceu, já esteja mais esbatido com o andar dos dias………

    Não esquece, mas doi menos…………….ou não….mas a vida continua!!!!!!!!!!!!!!!

    E FORÇA!!!

    Augusto

  • Augusto Küttner de Magalhães

    O Miguel era boa pessoa, e gostava-se dele, era bom.

    E, engraçado no Bloco há uns quantos por tão agressivos e convencidos (convencidas) de terem sempre a certeza de tudo e serem donos da esquerda, são uns chatos, que nem se quer ouvir.

    O Miguel, não, nunca, era de bem ouvir e melhor ler……..pena, a vida acaba , e por vezes, tantas vezes, ficam os que deviam ir e vão os que deviam ficar, e aqui nada tem a ver com Bloco, nem com ninguem especifio, só com a vida!!!!!!!!!!!!! as vidas!!!!!

  • Abílio Cerqueira

    Se as dificuldades em mostrar com palavras o que se sente por um grande HOMEM são incontáveis, nada melhor do que seguir o seu exemplo de GRANDE HOMEM!

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Era modesto, não era convencido, e mesmo que não tivessemos que pensar que tudo o que dizia era fazivel e o mais exacto, dava sempre que pensar, até da forma como pensou que poderia morrer, por ter tido cancro com matastases……………….a vida não é facil, mas é para ser vivida, e se conseguirmos ser menos más Pessoas, dá mais jeito, até aos outros!

    O Miguel conseguiu!!!!

  • ....

    ….

  • Carlos Gomes

    Parabéns pela crónica. Embora fora da esfera ideológica do Miguel tenho por ele profunda admiração e como outro seu camarada também eu lamento profundamente que tenha partido tão prematuramente.

  • Viagem com tudo incluído

    Muito bonito o texto. Parabéns pela capacidade de transformar em palavras sentimentos tão profundos como a perde de alguém querido. O Miguel fará muita falta a este país, mas temos sempre de continuar a acreditar que “Isto irá”. Obrigada pela crónica!

  • Filomena Louro

    Obrigada Rui Tavares por partilhar esta homenagem ao seu amigo. Não conheci o Miguel Portas mas sei o que a sua voz representava para mim. Estas promessas são para cumprir, não só para desabafar. É um compromisso: isto irá, isto há-de ir!

  • Amadeu Peixe

    Eu amo o Longe e a Miragem,
    Amo os abismos, as torrentes, os desertos…

    Ide! Tendes estradas,
    Tendes jardins, tendes canteiros,
    Tendes pátria, tendes tetos,
    E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios…
    Eu tenho a minha Loucura !
    Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
    E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios…

  • Amadeu Peixe

    poema “Cântico Negro” do grande José Régio o seu “hino existencial”.

  • Regina de Morais

    Isto irá.

  • IGOR

    Gostei um grande abraço rui. Igor Martinho

  • Maria josé alexandre

    Gostei mto Rui e sobretudo comovi-me com a forma como escreveu e vou deixar uma mensagem para ele:meu camarada isto irá ,espero eu..por ti por todos q acreditamos na democracia!

  • Augusto Küttner de Magalhães

    E a Vida, as Vidas continuam!

  • Dora Cruz

    Isto irá…..o Miguel deixou as coordenadas a seguir….Ficámos mais pobres mas temos de continuar a CAMINHAR!

  • Teresa Botelho Moniz

    Que homenagem tão bonita, “Isto irá”. O Miguel lá foi de facto, e Portugal perdeu. Sinto muito.

  • Sandra F

    É sem dúvida uma bela homenagem!

  • Alda Ceia

    Isto irá…É preciso lutar e ontem como hoje, é preciso ABRIL!

  • Isto irá. Com mais dificuldade, é certo, porque sem a inteligência do Miguel, mas isto irá!

    Parabéns. Está escrito com uma enorme beleza e sensibilidade.

  • Conceição C. Barros

    Caro Rui, muito obrigada por este belo, tocante e positivo texto;
    neste momento em que de repente senti que uma das poucas pessoas que eu achava que fazia e faria alguma coisa por este país, partiu. Mas, Isto Irá!Percebo que o Miguel tivesse orgulho em fazer anos no 1º de Maio! Ele era um Primeiro de Maio!
    No Dia 25 de Abril ( ontem ) achei que o dia estava muito triste e pensei:- ” Até o Dia 25 de Abril está triste porque um dos seus Grandes ( em todos os aspectos ) Defensores, partiu. Chorei pelo Miguel e por tudo. Depois deler a sua bela e tocante Crónica, sei que Isto Irá, e sósinha ou acompamhada vou celebrar os anos do Miguel. Obrigada Rui.

  • M.Azevedo

    O que é que eu penso da morte? Não penso nada porque nunca morri,não tenho nada que me pronunciar sobre esse assunto.Deixa-me morrer,porque depois,se houver alguma coisa e eu puder dizer,eu comunico para voçê,sou seu amigo,porque não hei-de comunicar,não é? isto é de Agostinho da Silva.Os amigos e camaradas esperam que Miguel continue a dizer coisas importantes para ele e para o povo portugues.

  • Maria José Isidro Aragonez

    Obrigada, Rui, por esta crónica, esta Homenagem belíssima que só um Amigo pode e sabe prestar. Vai fazer muita falta a este país, o Miguel, mas … isto irá.

  • fernanda carmo

    Claro que irá……Assim o Miguel disse “Isto irá” vamos ter fé e o tempo dirá… descansa em paz grande Miguel se perpetue as tuas palavras será a nossa homenagem

  • fatima pereira

    Porque será que Deus só leva os bons? A sua perda é irreparavél, sinto a sua perda como da minha familia se tratasse, não consigo nem pensar, que vou ser privada dos seus comentarios. O Miguel Portas ficará na nas nossas mentes, como um dos politicos; mais sério, mais honesto e integro do nosso País. (porque os politicos que nos têm governado, na ultima decada, são Associaçoes de malfeitores, que estão no Governo para defenderem os seus interesses deles e dos seus amigos)

  • thismortalvoid

    É uma tarefa de todos os dias. Sempre assim foi e sempre o será.

    cumprimentos

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Esperemos que fiquem as suas Memórias, num tempo em que estamos a não querer guardá-las……………

  • Contumaz

    Irá, sim.
    Mas para onde?

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Não tem que ficar em nenhum local, Caro Contumaz, basta ficar-nos na Memoria! E na execuçao!

    Abraço

    akm

  • Fatima Reis

    Há precisamente 2 anos que me cruzei várias vezes com o Miguel Portas no IPO. Apesar da ” nossa doença”, trazia sempre um sorriso e marcava pela sua simplicidade… “Isto irá” com certeza!

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Fátima Reis, espero que a Si a doença, a tenha deixado!

    E tentemos todos que “isto vá”!

    Apesar de não estar facil!!!!

  • Nuno Coelho

    HOMENAGEM A MIGUEL PORTAS NO DIA 25 DE ABRIL
    A Junta de Freguesia e todos os partidos políticos representados, ou não, na Assembleia de Freguesia de Baguim do Monte prestaram uma singela, mas sentida, homenagem à memória do Dr. Miguel Portas, recentemente falecido.
    Esta homenagem, proposta pelo Presidente da Assembleia de Freguesia e que foi acolhida por todos com emoção, ocorreu na sessão solene comemorativa do 25 de Abril.
    O Eurodeputado Miguel Portas esteve presente nesta Junta de Freguesia, no dia 11 de Maio de 2008 – Dia da Europa – num debate organizado pela Caravela – APCE sobre a União Europeia, as suas instituições e tratados. Nesse debate também esteve presente o (na altura) Eurodeputado Francisco Assis, tendo sido muito agradável e proveitoso o diálogo estabelecido entre ambos.
    Agradável foi também o convívio estabelecido com Miguel Portas, nessa tarde e noite, pois revelou ser um cidadão atento e humanista, preocupado com o bem comum e frontal nas questões que abordou, entre elas a enfermidade que o vitimou.
    O Presidente da Junta de Freguesia teve a oportunidade de presentear ambos com várias lembranças alusivas a Baguim do Monte.

    À família enlutada, aos amigos íntimos e ao Bloco de Esquerda, a Junta e a Assembleia de Freguesia de Baguim do Monte (concelho de Gondomar)apresenta SENTIDAS CONDOLÊNCIAS pelo falecimento de MIGUEL PORTAS.

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Apesar de ser do Bloco é um homem de consensos!

  • Carminda

    Adeus, Miguel!

    Isto irá! Sem ti, mas por ti!

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Miguel Portas um Homem de consensos

    A morte de alguém, não poucas vezes torna esse alguém uma boa Pessoa. Em vida era um tormento, em morte – como já não incomoda – é uma maravilha. Todos já tivemos por certo oportunidade de assistir a “isto” quer em figuras públicas, quer em não públicas.
    Interessante que Miguel Portas sendo quem foi, irmão de Paulo Portas que de facto não gera consensos – veremos depois da sua morte! – e sendo dirigente do Bloco que tem algumas boas ideias, mas que se acha dono da esquerda, e todos – com algumas poucas excpeções – falam ao berros, com cara de mau, para nos assustar, não entrava neste registo, claro que tinha ideias de esquerda. Claro que as defendia, claro que era um homem de esquerda. Hoje esquerda e direita definem-se pior, mas mesmo assim era de princípios de esquerda!
    Mas era humano, era Pessoa, assumiu publicamente a sua doença, como qualquer um de nós, por ser de esquerda não é necessário esconder, para passar superiormente as “estas coisas que até matam” Assumia publicamente a sua Família, para ser de esquerda, não é indispensável viver-se sózinho!
    E era uma Homem de ideias, que defendia uma esquerda sem ligação ao antigo Imperio Soviético, que cordialmente tentou sempre expor o que pensava, o que achava ser melhor para o seu País, para a Europa.
    E era simpático, normalmente os políticos, não o são! Acham-se superiores – sabe-se lá porquê!. Percebia-se “isso” nas entrevistas que dava, na forma como falava, como comunicava.
    Não era dos políticos, como são a maioria nestes últimos 12 anos que quando começam a falar já se sabe o que vão dizer dado ser “sempre” mais do mesmo. Quando escrevem – salvo raras excepções , que as há, não só com Miguel – são uma maçadoria, não era o caso. Quando dão entrevistas acham-se os melhores.
    Miguel Portas aos nosso dias foi um Politico, goste-se ou não das ideias que defendia , dos bons, e cada vez são tao mais raros. Poucos “assim” temos, os dedos de uma mão chegam e sobram para os contar, e não só no nosso País, em toda a Europa. Cada um que se autoanalise com seriedade, e pense que mensagem passa!!! se conseguir!
    Curioso ver-se uma certa unanimidade de consenso que criou no Parlamento Europeu e no nosso, onde muitos andam lá como unicamente políticos (!), ou por nunca terem tido outra profissão, e não vão deixar Obra.
    Miguel Portas deixou Obra, e foi boa Obra! E pode-se ler, e achar que nem tudo é exequível mas que o pensamento é linear, correcto, não necessariamente agressivo e não tendo que todos os outros aniquilar para ganhar espaço.
    Foi-se cedo demais. Pena! Faz-nos falta! Não direi saudade, que tal como fado, serão palavras muito lindas, mas não as entendo. Ficou a família, por certo com muita dor- isso vou sentido, sei o que é – como fica quando alguém que nos é querido se vai. Claro que nunca se morre em tempo quando antes dos Pais, aqui aconteceu – como muitas vezes sucede- e estes devem continuar bem vivos pela Memoria do Filho, e por si próprios, ambos com Obra feita!. Bem como a restante Família.
    E fica a Memoria – algo que se esquece rapidamente, nestes tempos, e deve deixar de suceder – do Miguel Portas , do seu trabalho, e talvez estes políticos de serviço, cá e lá devam aprender – todos – com o que fez Miguel Portas, de bem, e a bem, e com competência e capacidade.

    Augusto Küttner de Magalhães
    Abril de 2012

  • António C. Matias

    Também quero ajudar na reconstrução.

    “AS COISAS ESTÃO DIFÍCEIS AGORA. MAS UM DIA VAMOS RECONSTRUIR O QUE AGORA ESTÁ SENDO DESTRUÍDO.”

  • Augusto Küttner de Magalhães

    Isto, está muito sem conserto, esperemos melhores tempos…………..o Miguel, já não vai poder ajudar a melhor pensar…contemos com mais jovens, não arrogantes e não agressivos – como Miguel – , a ajudar a melhorar!!!!!!!!

  • Albertina Silva

    Os decentes deixam-nos. Ficam tantos que não prestam….

Leave a comment

Skip to content