A segunda palavra, “desrespeito”, vai direta para qualquer futuro governo saído das próximas eleições em Portugal.

E como estão a correr as coisas na Grécia?

Esta semana fiz essa pergunta a um colega grego, de direita, na intenção de agregar lições para Portugal. A resposta foi sucinta e — até para descontar um possível efeito de parcialidade da minha parte — vou resumi-la, parafraseando, nos três parágrafos seguintes. O comentário segue depois.

1. A primeira coisa de que precisas saber é que te vais sentir sob chantagem permanente. Naturalmente, eles têm o dinheiro e tu não; o dinheiro só passa para o teu lado se fizeres o que eles quiserem. Portanto, fazes o que eles querem. Só que, mesmo aí, o dinheiro passa por cima de ti, e vai para os bancos alemães.

2. Em segundo lugar, considera o efeito que isto tem sobre o governo do teu país. Como as pessoas sabem que, no fundo, o governo não manda nada, passam simplesmente a desconsiderá-lo. Quem manda é o FMI, Bruxelas, a Alemanha — seja quem for, ninguém eleito por ti.

3. O pior de tudo é que isto não funciona: a situação fica igual ou pior. Apesar de todo o esforço, as dívidas não diminuem, não crias confiança na economia, e as pessoas simplesmente desistem. Primeiro pensavam que isto ia durar três anos, depois cinco, e agora pelo menos dez.

Tudo junto, isto resume-se nas três palavras que dão título a esta crónica. Elas dão da situação grega — e da nossa, dentro em breve — uma imagem mais texturada do que os simples números do défice, da dívida e do PIB. Descendo até à psicologia coletiva, elas permitem-nos lembrar que as pessoas são o material de que é feita a economia, a sociedade e a democracia. Ora — para o bem e para o mal — o material tem sempre razão.

“Chantagem”, por exemplo: não me importa tanto justificar se é correto ou não usar este termo quanto notar que ele resume o sentimento dominante entre os gregos. Pior; notando a enorme exposição dos bancos alemães à dívida grega, sentem que o objetivo dessa chantagem é simplesmente salvar os outros. Neste momento, os gregos ainda se culpam a si mesmos pelo que aconteceu. O que acontecerá quando chegarem à conclusão de que os bancos alemães foram pelo menos tão irresponsáveis e incomparavelmente mais cínicos do que os governos gregos?

A segunda palavra, “desrespeito”, vai direta para qualquer futuro governo saído das próximas eleições em Portugal. Ele poderá contar com a nossa indiferença, mas não haverá qualquer estado de graça. Pedro Passos Coelho, em particular, não pode ter sobre isso qualquer ilusão — não é por ser uma cara nova, no caso de vencer as eleições, que as pessoas deixarão de considerar que ele não será mais do que um capataz do FMI.

A terceira, “futilidade”, corresponde a todo o exercício, na Grécia, em Portugal, na União Europeia e para lá das nossas fronteiras. Não sei adivinhar se daqui a uma década tiraremos qualquer benefício destas medidas, a não ser o de nos termos colocado muito pior para depois podermos sentir o alívio de qualquer melhoria marginal.

Mas as coisas podem resultar ainda pior. Se na semana passada o BCE subiu os juros para enfrentar uma inflação que não temos, as economias emergentes demonstram agora verdadeiros sinais de aquecimento. Quando os governos de fora da Europa tentarem dominar o seu consumo (por exemplo, de carros alemães) para combater a inflação excessiva que de facto começam a ter, não tenho esperanças de que Sra. Merkel venha a reconhecer o absurdo de ter partido a Europa e arriscado um regresso à recessão mundial para poupar os seus bancos e por temer as suas eleições.

3 thoughts to “Chantagem, desrespeito e futilidade

  • António Pinho Vargas

    Excelente artigo como habitualmente. Parabéns e obrigado por introduzir algum ar fresco nos jornais em Portugal. Um abraço

  • Falinas

    No dia em que todas as economias que neste momento estão a ser espoliadas pela Alemanha e não só, disserem não se compra nem mais um produto desses senhores, nesse mesmo dia a Sra. Merkel e seus pares, gritarão que estamos na União Europeia e que existe um mercado único.
    Já agora deixo uma pergunta em jeito de repto, todas as cotas de mercado com a União Europeia, devem obrigatoriamente ser deixadas de lado, em nome dos nossos produtos e de fazer ver que afinal fazemos falta à Europa.

  • Silvares

    Só me pergunto porque razão este texto foi publicado no jornal com outro título. Foi um exercício curioso perceber que o título fora alterado e reconstituí-lo através da leitura.

Leave a comment

Skip to content