29/ 30 Março 2011
1- Podcast do Intergrupo LGBT – Bruxelas, 17h30-18h00
Iniciativa do Intergrupo LGBT (Lesbian, Gay,Bissexual and Transexual), do qual RT é Vice-Presidente, que se propõe divulgar os acontecimentos referentes aos direitos dos LGBT na UE através de um programa de rádio difundido por um website. Dirige-se sobretudo a cidadãos europeus com interesses na temática do LGBT e tem uma audiência de 350 ouvintes por episódio. Os episódios anteriores cobriram o trabalho do Intergrupo relativamente ao relatório da Agencia dos Direitos Fundamentais da homofobia na UE. Neste episódio RT e Sophie In´Velt (eurodeputada liberal) responderam a questões relativos aos direitos dos LGBT na Hungria; sobre a lei de imprensa Húngara; e sobre a nova Constituição Húngara que não reconhece as uniões homossexuais.
2- Conferência “EU Resettlement Awareness Day 2011?”
Bruxelas, 15h-18h00
Este é um evento anual organizado pelo nosso gabinete. Este ano a temática dos refugiados é ainda mais premente devido ás recentes convulsões no norte de África e ao movimento de populações vulneráveis e deslocadas nessa região, por vezes com consequente aumento de requerentes de asilo na UE. Do programa consta a participação de diversos especialistas na área da reinstalação e integração de refugiados, ONG´s que levam a cabo acções no terreno, responsáveis municipais na área da integração em Inglaterra e Holanda, testemunhos de voluntários, etc. O painel de convidados é diversificado: ouviremos as histórias na primeira pessoa de refugiadas do Médio Oriente e África reinstaladas em Portugal e Holanda e contaremos com as intervenções dos mais altos responsáveis por reinstalação de refugiados nos EUA, UE e ACNUR. Também vai ser realizado o lançamento do livro das escritoras e fotógrafas holandesas K. Kakebeeke e E. Balnkevoort” The Refugee Jackpot”.
[com o apoio de: GUE/NGL e ACNUR ]
2 thoughts to “Actividades em curso – Parlamento Europeu”
Rui,
Que bom o seu esforço em dar (activamente) conhecimento aos cidadãos das suas iniciativas. Fortalece a ideia “Abram os olhinhos, pá!”…
É um orgulho ver um eurodeputado portugês genuinamente envolvido na defesa dos Direitos Humanos.
Um abraço e bom trabalho,
Lidia
Boa Tarde Rui Tavares
Recebi uma petição sobre a dívida alemã à grécia relativo à devolução do empréstimo forçado durante a 2ª guerra mundial e às indeminizações de guerra pelos saques e atrocidades cometidas pela maquina de guerra alemã. Estas obrigações prometidas para quando da reunificação alemã nunca foram honradas.
O governo Grego reclamou este pagamento diversas vezes a última das quais aparentemente em 1995.
Dizem-me que comentários na Alemanha serão que a Alemanha já terá “perdoado” muitas dívidas à Grécia à conta desta dívida (estranha forma de pagar uma dívida…).
Como pretendo ajudar a dinamizar a subscriçao europeia desta petição, quero estar esclarecida sobre este assunto. Assim agradeço que me esclareça sobre algumas dúvidas:
* O que se passou desde 1995 para o governo Grego não mais reclamar a dívida (Pressões da UE? Outros acordos internacionais relativos ao assunto?…)?
* Este assunto já foi objecto de alguma tomada de posição das instituições europeias (Tribunal Europeu, Parlamento Europeu, …)?
* Confirma, como afirmam os/as autores/as da petição, contiuar a ser um direito legal, em termos internacionais, esta reclamação do povo grego?
*Confirma que mesmo que tenha caducado o direito legal, a legitimidade desta reclamação por efectivamente a Grécia não ter sido indeminizada?
*Caso tudo se confirme pode esclarecer-me se é possivel, e em que condições, existir uma petição de cidadão e cidadãs que obrigue o Parlamento europeu a debater este assunto?
*E também, caso se confirme a legitimidade da petição, será que pode colaborar para esta tomar forma de pressão sobre o Parlamento Europeu ou outra forma de pressão europeia sobre a Alemanha para honrar as suas obrigações?
A petição em causa encontra-se no site
http://www.greece.org/blogs/wwii/?page_id=154
Obrigada pela atenção
Isabel Rebelo