Em primeiro lugar quero agradecer terem enviado as candidaturas. A vossa participação dá sentido a esta experiência. Em segundo lugar quero dizer-vos como está neste momento o processo das bolsas, fazer um pequeno balanço e explicar-vos o que vai acontecer a seguir.
As candidaturas estão neste momento a ser analisadas caso a caso. Foram enviadas 71 candidaturas subscritas por 77 pessoas (três das candidaturas são de grupos). Esta resposta foi muito encorajadora. Estamos empenhados em ler atentamente os vossos projectos.
A nossa análise dos projectos é muito detalhada. Tentaremos também ver como eles se coadunam com os nossos recursos, que evidentemente são muito mais escassos do que gostaríamos.
Os resultados desta análise serão apresentados o mais tardar dia 15 de Novembro de 2010 no site www.ruitavares.net. Se possível – mas nada podemos garantir neste momento – anteciparemos a divulgação dos resultados.
E daqui para a frente? Eu gostaria que isto viesse a ser o embrião de qualquer coisa mais séria.
Dentro de um ano, provavelmente, reabrirei candidaturas, em particular com um projecto em mente: a criação de uma plataforma inter-bolsas que permita juntar os dois lados da equação, isto é, projectos que precisam de ser apoiados e pessoas com vontade de apoiar esses projectos.
A base desta plataforma estaria na Internet mas o seu enquadramento jurídico, o seu funcionamento logístico e a sua concretização financeira precisam ainda de ser definidos. A experiência agora acumulada pode ajudar-nos a isso.
Por enquanto é só uma ideia mas pode ser que venha a nascer e a ser-vos útil.
Muito obrigado a todas e a todos.
16 thoughts to “Projecto Bolsas – ponto da situação”
Rui,
Bem-haja!
Por isto, pelos seus escritos e pelo seu trabalho no Parlamento Europeu.
ahahaha, muito fixe!
bem esgalhado!
parabens pa!
Felicito a todos quantos estão por trás deste projecto.
No que futuramente venha a estar ao meu alcance, farei os possíveis para o divulgar também nos dois sentidos: projectos que precisam de ser apoiados e pessoas com vontade de apoiar esses projectos.
Votos de um excelente trabalho!
NSRL
Bom dia
antes de mais queria congratulá-lo por este seu “projecto solidário” tão especial e original, que é esta abertura de bolsas!
É perante acções como estas que nós (os portugueses e os cidadãos do Mundo) recebemos um calor no coração, sentindo que afinal há esperança!
Bem Haja!
Deparo no seu blog que já vou tarde para apresentar o meu “projecto de coração” (chamo-o assim pois foi preciso algum tempo para finalmente entender o meu coração, o que ele me queria dizer, mas sinto que finalmente percebi).
Assim sendo, gostaria de saber quando abrirão novamente candidaturas, para poder enviar a minha com uma descrição desse “meu projecto” (que sendo ainda só meu por enquanto, envolve ligação com uma ou mais escolas de pedagogia alternativa).
Desejando tudo de bom, agradeço a atenção prestada, e mais uma vez
Bem Haja por esta linda iniciativa!
Joana Rodrigues
Olá.
A criação dessa plataforma parece-me uma excelente ideia! Muitas vezes depara-mo-nos com ideias, com vontade de trabalhar, criar, inovar, aprender, mas não sabemos quem estará interessado em financiar tais ideias, o que nos leva a sondar primeiro as entidades, muitas das vezes, sem qualquer resposta, ou então esperar por concursos onde são 1000 cães a um osso, como se costuma dizer. Uma plataforma desse género já nos permitiria ter um certo feedback de potenciais interessados. Força, porque existem mentes que não param por este Portugal a fora…Bem haja
Caro Rui Tavares,
O nosso comentário vem um pouco deslocado desta caixa de comentários. Acontece, todavia, que por mais que procurasse no seu site o seu contacto electrónico, não me foi possível encontrá-lo. Por isso me sirvo, ainda que desenquadrado, deste canal de comunicação.
Escrevemos-lhe este email no sentido de contar com a sua colaboração para o próximo
número (nº 27, em Dezembro deste ano) do Jornal Tribuna, jornal da Associação de
Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AEFDUP).
O Jornal Tribuna é um jornal universitário fundado em 1997, de tiragem semestral, com
especial foco na vida jurídica mas sempre atento às mundividências além-Direito. Inclui
artigos de alunos e professores da FDUP.
Serve o nosso email para saber se há da sua parte interesse em participar na rubrica de
opinião que é preenchida por uma personalidade de fora da FDUP e “de fora” do mundo
estritamente jurídico – porque, como elucida o aforismo, “quem só sabe de Direito, nem
Direito sabe…”. Esta rubrica consiste numa coluna de opinião livre sobre qualquer tema
que lhe aprouver escrever.
Seria um contributo que muito nos agradaria a nós, Jornal Tribuna, e aos nossos estimados
leitores.
Com os meus melhores cumprimentos e certa de uma resposta em breve,
Francisco Noronha
(Co-Director do Jornal Tribuna)
Caro Rui,
Li uma crónica no Público e corri para o blog. Isto implicou ter que enfrentar o meu próprio discurso: “Devemos recusar discursos dogmáticos e “ideias feitas”, baseadas em lugares-comuns e preconceitos. Nada como a informação e o conhecimento.”
Ora, tendo em conta o actual contexto, dizer que “os políticos são todos iguais” é repetir mais do mesmo. Não são! Este blog prova-o.
Isto serve apenas de nota introdutória para o que realmente interessa: o surpreendente Projecto Bolsas.
Não, não vi a tempo, nem sei se reúno condições para fazer uma candidatura séria (tenho uma Tese para terminar). No entanto, tenho dezenas de projectos que se acumulam e que vou arrumando. Irrealizáveis…
Apesar disso, qualquer realização deve ter um começo. O meu talvez passe por um maior conhecimento dos meandros da política e da politiquice. Pergunto-lhe se isso implica filiação partidária.
Foi com entusiasmo que tomei conhecimento da existência da bolsa pessoal por si facultada e gostaria de saber quando será disponibilizado o formulário para as inscrições de 2011.
Atenciosamente,
Sara Duarte
Estimado Rui Tavares,
Venho perguntar se este ano vai abrir o habitual concurso para bolsas pessoais. Procurei por todo o blog, mas não encontro informação sobre este assunto relativa ao ano de 2011. Se sim, qual o prazo para as candidaturas e onde posso encontrar o formulário?
Obrigada pela invulgar iniciativa.
Com os meus cumprimentos,
Alcina Cortez
Caro RT,
penso que esta é uma óptima iniciativa e deveriam existir mais deste género. Independentemente da situação económica, social e cultural de um país existem sempre pessoas com projectos, ideias e vontade que necessitam de pequenos apoios e incentivos para concretizar objectivos que beneficiam um individuo/grupo e, em ultima análise, o nosso país.
Escrevo-lhe porque gostaria de saber se serão disponibilizadas bolsas e respectivas candidaturas este ano. Queria concorrer com um projecto que se realizará em Outubro-Novembro.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Gomes.
Muito Bom Dia Rui Tavares,
Muitos parabéns por todo o trabalho de intervenção politico e social, e muito em particular também pelo Projecto das bolsas.
Já várias pessoas exprimiram aqui essa dúvida: irá ser possível proceder a candidaturas no presente ano, 2011?
Não surge nenhuma opção a esse respeito em termos de formulários.
Desde já muito obrigado pelos possíveis esclarecimentos.
Pedro Jorge Pereira
Gostaria de saber se este ano se mantém a possibilidade de enviar candidaturas à bolsa! Estou interessada em concorrer.
Muito obrigado.
Ana Andrade
Caro Rui Tavares,
Tal como a Ana Andrade, eu também estou interessado em concorrer à bolsa.
Não compreendi bem a questão do preenchimento do formulário. É um documento que será disponibilizado?
Muito obrigado,
Cumprimentos,
Luís Ferro
Caro Rui Tavares
Estou muito interessada em concorrer à Bolsa que generosamente disponibiliza, mas não encontro o formulário.
Quero agradecer-lhe desde já por esta iniciativa, são actos assim que fazem a verdadeira diferença no Mundo
Com os melhores cumprimentos
Teresa Bolas
Boa Noite,
Esta questão parece ser central nesta base de comentários mas… existem alguns planos para atribuição de bolsas este ano?
Obrigada pela atenção e Parabéns pela iniciativa!
Caro Rui Tavares,
Gostaria de saber se este ano vai abrir o concurso de bolsas!
Parabens pela iniciativa!
Cumprimentos
Filipe Ribeiro