A ideia de sermos um país fundamentalmente corrupto pode ser tão ilusória como a de sermos um país fundamentalmente honesto, mas as suas consequências são incomparáveis.

Há algum tempo — há quanto tempo, meu Zeus, já nem me lembro — era possível acreditar num Portugal fundamentalmente honesto. Não seria um país incorruptível; apenas não era um país generalizadamente carcomido pela corrupção, a precisar de uma operação Mãos Limpas como a Itália. Esta era a visão convencional. Uma ilusão, mesmo nessa época, mas a vida também se faz de ilusões.

Hoje é preciso dar uma guinada forte para que a visão que temos não se transforme já na de um país fundamentalmente corrupto. Corrupto nas empresas privadas e nas públicas, no Estado e nos bancos, nas autarquias e nas construtoras. Com o processo Face Oculta temos a imagem de um sucateiro, corruptor contumaz, com demasiados amigos por todo o lado, dispostos a dar informação privilegiada, decidir concursos, atrasar ou antecipar o que tivesse de ser atrasado ou antecipado. Olhamos para isto e pensamos: é um país em cima de uma termiteira.

A ideia de sermos um país fundamentalmente corrupto pode ser tão ilusória como a de sermos um país fundamentalmente honesto, mas as suas consequências são incomparáveis. Basta meia-dúzia de casos de corrupção para acabar com a ideia de um país honesto. Mas a partir de que a ideia de sermos um país corrupto se instala, não se regressa naturalmente ao primeiro estado.

***

A causa da corrupção não está em haver lei “a menos” ou “a mais”. Sem lei, teríamos à mesma informação privilegiada, gente beneficiada indevidamente, dinheiro desviado para forrar bolsos individuais, e o ocasional ex-governante prestando favores avulsos. Só não seria crime. Isso permitiria ao ideólogo de serviço declarar o assunto encerrado, mas não acabaria com o desperdício de dinheiro público, com a sensação de injustiça generalizada e com a descrença no próprio país.

A causa da corrupção está em velhíssimos defeitos humanos, que não se revogam nunca, mas cujas consequências são temíveis. Isto não vai lá com códigos de conduta, nem com a esperança de que os suspeitos de corrupção ponham a mão na consciência e decidam abandonar os seus cargos sozinhos. Também não vai lá com perorações moralistas. Se a ética fosse como o flúor, poderia acrescentar-se à água canalizada; caso contrário, proclamar que deveríamos todos ser honestos serve de tanto como proclamar que deveríamos todos ser belos.

Isto só vai lá com lei mais sólida, e com acção política vigorosa — e rápida. Os partidos políticos devem voltar a propôr as leis anti-corrupção de João Cravinho, especialmente a que criminaliza o enriquecimento ilícito. Esta proposta foi bloqueada pelo PS quando tinha maioria absoluta; agora só poderá fazê-lo com apoio de outro partido (e veremos quem se presta: o meu palpite é que vai ser preciso andar com quatro olhos em cima do CDS e de certos sectores do PSD). E o governo deve imediatamente suspender os gestores públicos suspeitos de corrupção. O suspeito continuará a ser inocente até prova em contrário, como sempre é. Mas ao menos a suspeita não contaminará o cargo que ele ocupa nem as relações de confiança entre os cidadãos e a administração, que são valores mais altos.

O ministro Silva Pereira diz que “não há soluções fáceis para o combate à corrupção em Portugal”. Di-lo com uma indolência que me assusta. Mas há, portanto, soluções difíceis. Venham elas.

[do Público]

2 thoughts to “Antes que seja tarde

  • Fernando Torres

    …o enriquecimento ilícito. Esta proposta foi bloqueada pelo PS quando tinha maioria absoluta; agora só poderá fazê-lo com apoio de outro partido (e veremos quem se presta: o meu palpite…
    O SEU A SEU DONO. PENSO QUE O PC, E JA NÃO É DE AGORA, JÁ TINHA PROPOSTO LEGISLAÇÃO SOBRE O MESMO ASSUNTO, COISA QUE TAMBÉM FOI CHUMBADA. AGORA DIZEM QUE VÃO INSISTIR. SÓ ESPERO QUE NÃO SE DEIXEM ENSIMESMAR COM CANTOS DE SEREIA.

    CUMPRIMENTOS D'”O ESCREVINHADOR”

  • Nuno Ferreira

    Rui Tavares,

    que belissima crónica, parabéns, na mouche. As leis portuguesas votadas pelos partidos que desde de 1974 passaram pelo poder não irão mudar nada no respeitante à corrupção. Apenas se continuará a fingir que se vai legislando, neste país do faz de conta, e das meias verdades.
    O país sempre foi corrupto e governado pela corrupção, para acabar com a corrupção teriamos que acabar com o sistema…
    Aliás o português gosta e foi educado no sistema de trocas ilicitas, mesmo no pós 25 de Abril, havia pequenas corrupções, se calhar não seriam por toneladas de sucata, mas apenas por alguns parafusos…
    Cumprimentos

Leave a comment

Skip to content