A imprensa, a televisão e a rádio tradicionais não reconheceriam um dia histórico nem que ele lhes caísse em cima. Depois admiram-se por estarem em crise.

One thought to “A imprensa anda atrás dos blogs”

  • João Carvalheira

    Boa tarde,

    Apesar de provavelmente não te lembrares de mim, conheces-me. Sou amigo do Carlos e do Bruno Manteigas e no aniversário do Carlos estivemos a falar sobre Creta, pois havia outro amigo do Carlos que lá tinha estado e ambos fizemos algumas recomendações.

    No entanto estou a escrever-te, dado que li o teu editorial de hoje (05/11/2008), intitulada “do lado de cá da história”, que muito apreciei.

    Parece que desta vez não te aconteceu o mesmo que narraste numa crónica passada, muito engraçada por sinal, em que o teu optimismo te levou a felicitar uns amigos italianos pelo quase titulo europeu de futebol. Desta vez acertaste, e Barack Obama é mesmo presidente dos EUA.

    Concordo plenamente com o que afirmas na tua crónica, nomeadamente sobre a importância maior dos movimentos sobre as figuras históricas a eles associadas. O que é que mudou de facto a vida dos EUA. O Jack e o Bob Kennedy ou o movimento dos direitos civis??

    A alteração de um comportamento tradicional, a capacidade de mudança, a consciencialização da necessidade de seguir por um caminho diferente, essa é a herança destas grandes figuras. Se a partir do dia de hoje os EUA passarem a ser um país diferente, no qual pessoas com visões da vida até aqui aparentemente incompatíveis, passarem a trabalhar em conjunto para um mundo diferente é quase garantido que este passará a ser melhor.

    Para muitas pessoas a América é aquele país que passa a vida a bombardear metade do mundo. Eu prefiro pensar na América do Ford e do Capra. Prefiro a América do “sol brilha para todos”, das “vinhas da ira” ou do Mr. Smith goes to Washington. Do discurso do Henry Fonda no Young Mr. Lincoln… (será casualidade esses filmes terem sido todos feitos no tempo do FD Rooselvelt). Provavelmente serei um pouco ingénuo, que se dane…

    Espero que desta vez, voltes a ter razão, que esta nova dinâmica nos leve longe. Que bem precisamos disso.

    1 Abraço e boa estadia

Leave a comment

Skip to content