O processo de selecção das bolsas para o período 2010/2011 chegou ao fim. Aqui estão os nomes dos seleccionados (por ordem alfabética):
– Diana Cassandra Guedes Ferreira
– Guilhermina Isabel dos Santos Duarte
– Johannes Gabriel Schubert
– Luís Miguel da Silva Moreira
– Marcos André Ferrreira Santos
– Raquel Sofia Zé Senhor Mesquita
– Tânia Isabel Guimarães Madureira
(Vejam a descrição pormenorizada dos projectos apoiados no fim deste post.)
Vários outros projectos mereceram séria ponderação e certamente teriam recebido apoio se não houvesse limitação orçamental. Com os sete seleccionados procurou-se abranger uma diversidade de áreas essenciais. Estes são projectos que se destacaram de acordo com os critérios anunciados aquando do lançamento das bolsas: ideias nos campos da ciência, humanidades, política e arte. Adicionalmente este projectos tinham cabimento orçamental que permitiam maximizar a distribuição das bolsas. Um novo concurso regressará daqui a um ano e com isto queremos dizer algo muito importante: encorajamos todos a voltar a concorrer. Todas as candidaturas – sem excepção – serviram-nos de valiosa experiência para reflectir e melhorar este projecto de bolsas e lançar as bases de uma plataforma inter-bolsas que, assim o desejamos no futuro, associe este a outros apoios, expandindo a capacidade financeira. Sugerimos que fiquem atentos a este site onde, daqui a poucos meses, uma área mais desenvolvida apresentará alternativas semelhantes a esta bolsa, de outras entidades e instituições. Mais uma vez queremos agradecer a participação de todos – participação que deu e continuará a dar sentido a esta experiência. Muito obrigado a todos.
***
BOLSAS 2010/2011
Projectos seleccionados para apoio
Nome: Diana Cassandra Guedes Ferreira
Projecto: Estágio. Museologia. Galleria degli Uffizi, Florença, Itália. Estágio de quatro meses numa das mais importantes instituições museológicas do mundo. O período de trabalho corresponde a uma integração nas actividades globais do funcionamento do museu, em tarefas que vão da investigação em história da arte à organização de exposições.
Valor atribuído: 4600
Local de desenvolvimento do projecto: Florença, Itália
Situação profissional e/ou académica: Professora e formadora do Ensino Secundário, Novas Oportunidades e Ensino Sénior. Mestre em Museologia pela Faculdad de Filosofía y Letras de la Universidad de Valladolid, Espanha.
Instituições ligadas ao projecto: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
_________________________________________
Nome: Guilhermina Isabel dos Santos Duarte
Projecto: Doutoramento. Investigação em Biologia Computacional. “Mapping the Evolution of the Mitochondrial Proteome – from its alpha-proteobacterial ancestor to its current state in Man”. Pesquisa científica centrada num ponto particular de uma questão fundamental em biologia: “Como evoluíram os organelos eucariotas?” – estudo da forma como a Selecção Natural moldou a quantidade e qualidade das proteínas presentes em compartimentos intracelulares (organelos) existentes apenas em organismos ditos superiores (eucariotas).
Valor atribuído: 6708
Local de desenvolvimento do projecto: Nijmegen, Holanda
Situação profissional e/ou académica: Doutoranda em Biologia Computacional
Instituições ligadas ao projecto: Center for Molecular and Biomolecular Informatics – Radbout Universiteit
_________________________________________
Nome: Johannes Gabriel Schubert
Projecto: Doutoramento. Estudos Africanos. “Narrativas de memória e autoridade política em Angola”. O projecto pretende contribuir para o entendimento do funcionamento do Estado em África e ajudar a compreender os processos de reconciliação necessários depois de um conflito, como no caso de Angola. A relação com a memória dos acontecimentos de guerra, a do povo com “o poder”, assim como histórias sobre acontecimentos traumáticos (o 27 de Maio de 1977 ou as eleições de 1992, por exemplo) estão no âmbito da investigação deste projecto.
Valor atribuído: 7560
Local de desenvolvimento do projecto: Edimburgo (Reino Unido), Luanda (Angola) Situação profissional e/ou académica: Doutorando em Estudos Africanos.
Instituições ligadas ao projecto: Social Anthropology & Centre of African Studies – School of Social and Political Sciences, University of Edinburgh, United Kingdom
_________________________________________
Nome: Luís Miguel da Silva Moreira
Projecto: Criação artística. Banda-desenhada. “As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal” – reflexão em banda-desenhada (no formato graphic novel) sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, sustentada em pormenorizada leitura bio-bibliográfica e com forte componente literária. Mais de metade da obra já está concluída (consultável em www.lmigueldsm.blogspot.com). O autor, único receptor do apoio, é o argumentista e desenhista, em colaboração com a colorista Catarina Verdier. Planeada publicação em livro do projecto, com 300 páginas. Valor atribuído: 6000
Local de desenvolvimento do projecto: Cacém
Situação profissional e/ou académica: Desempregado. Licenciado em Artes Plásticas, Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.
Instituições ligadas ao projecto: Não aplicável
_________________________________________
Nome: Marcos André Ferrreira Santos
Projecto: Mestrado. Projecto de investigação em desenvolvimento de métodos de diagnósticos mais eficazes e baratos para a doença theileriose bovina, adequados para utilização em laboratórios e países com menores recursos económicos. A Theileriose Bovina é uma doença transmitida ao gado bovino por carraças e tem um impacto económico devastador na produção de gado, principalmente em países mediterrâneos.
Valor atribuído: 4200
Local de desenvolvimento do projecto: Lisboa Situação profissional e/ou académica: Mestrando em Genética Molecular e Biomedicina
Instituições ligadas ao projecto: Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, Laboratório Nacional de Investigação Veterinária
_________________________________________
Nome: Raquel Sofia Zé Senhor Mesquita
Projecto: Doutoramento. Ciência Política. “Candidaturas independentes: do actual condicionamento dos sistema às novas formas de interacção”. Trata-se de uma análise da importância das candidaturas independentes no sistema político português (relativa, nomeadamente, às eleições autárquicas de 2001, 2005 e 2009), ou seja, o modo como o fenómeno pode influenciar ou determinar a participação política dos demais cidadãos. O projecto procura concluir até que ponto os partidos com assento na Assembleia da República estarão reticentes em actual lei eleitoral, de modo a possibilitar que candidaturas independentes possam concorrer ao órgão de soberania.
Valor atribuído: 4000
Local de desenvolvimento do projecto: Coimbra, Lisboa
Situação profissional e/ou académica: Doutoranda em Ciências Sociais, especialidade Ciência Política
Instituições ligadas ao projecto: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa
_________________________________________
Nome: Tânia Isabel Guimarães Madureira
Projecto: Investigação etnográfica. “Saberes di Barro: um estudo etnográfico da ‘olaria de mulheres’ de Trás di Munti, Cabo Verde”. Segunda fase do projecto – pesquisa de terreno na ilha de Santiago. O projecto corresponde à possibilidade de desenvolver investigação na área dos estudos africanos e, por conseguinte, contribuir para um melhor entendimento das realidades sociais, culturais e económicas de um contexto africano particular como o de Cabo Verde. O trabalho pretende contribuir para o desenho de programas de promoção de cidadania e de desenvolvimento sustentado.
Valor atribuído: 1000
Local de desenvolvimento do projecto: Santiago, Cabo Verde
Situação profissional e/ou académica: Bolseira de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, programa Diamang Digital
Instituições ligadas ao projecto: Universidade de Coimbra
7 thoughts to “Bolsas - os resultados”
Rui,
Fiquei muito contente com a escolha dos projectos. Parecem-me todos interessantes!
Parabéns aos escolhidos e a ti Rui, pela excelente iniciativa.
Abraço
Queria agradecer desde já pela oportunidade que me deram de participar desta maravilhosa iniciativa.
Queria também aproveitar para felicitar os 7 eleitos que ganharam a bolsa e que Deus vos abençõe. Obrigado.
Caro Rui Tavares
Os meus parabéns a si e aos restantes financiadores. Os meus parabéns também para os vencedores das bolsas.
Uma grande ideia , espero que sirva de inspiração.
Obrigado
Estive para concorrer mas acabei por não o fazer. Fá-lo-ei no ano que vem se tudo correr bem. Mas quero desde já agradecer-lhe. Por toos nós.
Rui,
Levar a cabo esta iníciativa requer elevada estatura moral!
É o bem, aqui e agora.
Já o advinhva assim!
Um grande abraço.
Parabéns por esta fantástica iniciativa!
Estou certo de que vai dar bons frutos.
Excelente iniciativa!!
Somente agora tive conhecimento, através de reportagem da RTP.
Se mais pessoas assim agissem…
Bem haja!
Bom trabalho a todos!
Abraço sentido a Rui Tavares!