A desigualdade

Yep
Desigualdade, segundo The Spirit Level

Para ver os gráficos completos sobre desigualdade a que me refiro na crónica de hoje (fonte: Guardian) basta clicar na imagem acima. É um pdf largo que não cabe completamente aqui. Mas aproveito para deixar mais uma ou duas seleções da imagem. Clique nelas para aumentar.

Yep
Japão e Suécia, Portugal e Espanha.
Yep
Literacia mais alta para todos nos países mais iguais.

8 Respostas a “A desigualdade”


  • O Guardian não cita fonte nem ano de referência dos dados (20% mais ricos em relação aos 20% mais pobres)…Os dados não batem com os do Eurostat para Portugal (rácio S80/S20 tem sido menor que 7 nos últimos anos).

  • Caro Rui Tavares,
    A sua crónica no Público de hoje relaciona a desigualdade com o atraso, e afirma que a causa do atraso é a desigualdade.
    Certo, admitamos que sim.
    Como explica então que para o UK e para os EUA, a diferença de rendimentos seja muito semelhante a Portugal (7,2 e 8,5 respectivamente)?

  • Gostei da crónica de hoje no Público e apesar da descrição dos factos me parecer absolutamente factual e verdadeira, fico na dúvida quanto às conclusões?
    Será que se pode inferir o que faz falta a Portugal é a Regionalização?
    O problema, é que em Portugal, ao contrário de Espanha, a criação de regiões será sempre um exercício artificial (e de eficácia duvidosa).

  • Fico a aguardar que, no próximo artigo, Rui Tavares defenda que a pensão máxima paga pelo Estado não seja superior a 8 vezes a pensão mínima. Acabava-se com reformas de 2700 euros dos srs professores de liceu, primáros e educadores infantis licenciados.

    Fico a aguardar que Rui Tavares defenda que o salário máximo da função pública não seja superior a 8x o salário mínimo nacional.(3600 vs 450 euros)

    Fico a aguardar que RT renuncie desde já à parte do seu rendimento que exceda os 3600 euros!

    Rui Tavares é ou não é um pessoa séria?

  • As soluções para a redistribuição da riqueza são duras e complexas. Poucos querem abdicar do mínimo dos privilégios. Vejo com apreensão reformas muito elevadas (para que necessita, uma pessoa com 75 anos, de 2.500 euros ?) e jovens a recolher diariamente o lixo dos outros por 450 euros !

  • I think you made some worthy points on your site :)

Deixar comentário