No seguimento das polémicas declarações do Comissário Oettinger propondo colocar a meia haste as bandeiras dos países da EU excessivamente endividados

151 Eurodeputados de todos os grupos políticos e de todos os Estados-Membro da UE assinam carta de Rui Tavares e pedem a Comissário Oettinger para “se retractar ou renunciar”

O Comissário Guenther Oettinger afirmou — numa entrevista publicada na passada sexta-feira 9 de Setembro no jornal alemão “Bild” — que “as bandeiras dos pecadores da dívida deveriam ser colocadas a meia haste nos edifícios da União Europeia”, e endossou esta proposta acrescentando que este seria “apenas um símbolo” mas que teria um forte “efeito dissuasor”.

O eurodeputado Rui Tavares (Verdes/ALE), em reação às declarações de Oettinger, enviou aos seus colegas um projecto de carta dirigida a Durão Barroso na qual se pedia uma retractação das palavras do comissário – ou a sua demissão.

“Isto vai contra tudo o que o Ideal Europeu defende. Sim, seria um símbolo, mas o de uma UE que teria perdido os seus valores”. “Estas declarações do Comissário Oettinger demonstram que ele não conseguiu entender o Ideal da União e que não tem condições para ser Comissário Europeu”, escreveu Tavares.

Em menos de dois dias de trabalho parlamentar, 151 eurodeputados de todos os grupos políticos e de todos os Estados-Membro da União Europeia responderam ao apelo lançado por Tavares, juntando a sua assinatura a esta carta. Entre os signatários contam-se 5 vice-presidentes do Parlamento Europeu, um Presidente e vice-presidentes de grupos políticos e vários ex-governantes.

“Esta carta demonstra que os eurodeputados não acham que esta seja uma questão de países periféricos contra os países do centro, ou do sul contra os do norte, mas sim que se trata de uma escolha entre defender os ideais europeus ou ceder ao populismo ignorante”, afirma Rui Tavares.

EM ANEXO: carta dirigida ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Letter_Barroso_Oettinger

4 thoughts to “Nota de imprensa: Carta a Durão Barroso assinada por 151 Eurodeputados