Livros sobre 1755

A bibliografia presente no livro, mais sucinta, representa o núcleo essencial de livros que apoiaram a escrita daquele ensaio. Aqui no blogue, tirando partido da flexibilidade do meio, apresento uma lista mais extensa e que irá sendo acrescentada de forma a poder constituir, com o tempo, uma bibliografia geral do Grande Terramoto. As sugestões dos leitores são por isso muito bem vindas. Com o tempo, a lista será enriquecida com imagens dos livros, links para versões online gratuitas quando disponíveis e apontadores para alguns dos itens em bibliotecas públicas ou livrarias na internet.


Buescu, Helena Carvalhão; Cordeiro, Gonçalo; O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente, Lisboa, Gradiva, 2005.
Caetano, Carlos; A Ribeira de Lisboa na época da expansão(séculos xv a xviii), Lisboa, Pandora, 2004.
Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da; Anastácio, Vanda; O Teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004.
Castilho, Júlio de; A Ribeira de Lisboa, Lisboa, CML, 1981.
Collecçam universal de todas as obras que tem sahido ao publico sobre os effeitos que cauzou o terremoto nos reinos de Portugal e Castella no primeiro de Novembro de 1755…Tomo I-V, [Lisboa?], 1758.
Conceição, Cláudio da; Notícia do Terramoto, Lisboa, Frenesi, 2005.
Exposição iconográfica e bibliográfica comemorativa da reconstrução da cidade depois do terremoto de 1755, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1955.
Figueiredo, António Pereira de; Commentario Latino e Portuguez sobre o terremoto e incendio de Lisboa, Lisboa, 1756.
Figueiredo, António Pereira de; Diario dos Successos de Lisboa desde o terremoto até o exterminio dos Jesuitas, Lisboa, 1761.
Fonseca, João Duarte; 1755. O terramoto de Lisboa, Lisboa, Argumentum, 2004.
França, José-Augusto; Une Ville des Lumières. La Lisbonne de Pombal, Paris, Centre Culturel Portugais, 1988.
Kendrick, Thomas; The Lisbon Earthquake, Nova Iorque, J. B. Lippincot, 1955.
Kozák, Jan T.; Moreira, Victor S.; Oldroyd, David L.; 1755, Praga, Academia, 2005.
Malagrida, Gabriel; Juizo da verdadeira causa do terremoto que padeceo a corte de Lisboa, Lisboa, 1756.
Maxwell, Kenneth; “Lisbon. The Earthquake of 1755 and urban recovery under the Marquês de Pombal”, in Out of Gound Zero. Case studies in urban reinvention [ed. by Joan Ockman], Nova Iorque, Prestel, 2002.
Mendonça, Joaquim José Moreira de; Historia universal dos terremotos que tem havido no mundo de que ha noticia, desde a sua creação até o seculo presente : com huma narraçam individual do terremoto de 1755, Lisboa, 1758.
Neiman, Susan; Evil in Modern Thought. An alternative history of philosophy [with a new preface by the author], Princeton, Princeton University Press, 2002.
Oliveira, Francisco Xavier de [Cavaleiro de]; Discurso patético sobre as calamidades presentes sucedidas em Portugal [e outros textos], Lisboa, Frenesi, 2005.
Reposta à carta de Jozé de Oliveira Trovam e Sousa, Lisboa, 1756.
Silva, A. Vieira da; As freguesias de Lisboa. Estudo histórico, Lisboa, CML, 1943.
Sousa, José de Oliveira Trovão e; Carta em hum amigo dá noticia a outro do lamentavel successo de Lisboa, Coimbra, 1755.
Tavares, José Acúrsio de [pseud. de Bento Morganti], Verdade Vindicada, ou resposta a huma carta escrita de Coimbra, em que se dá noticia do lamentavel successo de Lisboa, Lisboa, 1756.
Tavares, Rui; “Lembrar, Esquecer, Censurar”, in Estudos Avançados, vol. 13, nº 37, Dossiê Memória [dir. Alfredo Bosi], São Paulo, Universidade de São Paulo, 1999.
Tavares, Rui; O Labirinto censório. A Real Mesa Censória sob Pombal (1768-1777), Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Tese de Mestrado, 1997.
Theatro Lamentavel, Scena Funesta: relaçam verdadeira do terremoto, Coimbra, 1756.
Voltaire [François-Marie Arouet], O desastre de Lisboa [seguido de Carta a Voltaire por Jean?Jacques Rousseau]; Lisboa, Frenesi, 2005.

4 Respostas a “Livros sobre 1755”


Comments are currently closed.