Gestor Pangloss

Enganados de novo. Andámos durante estes anos a aturar os consultores da Merril Lynch, os gestores da Lehman Brothers, os génios financeiros da Goldman Sachs — para vermos, numa só semana, que nem da casa deles sabem cuidar. Quantas vezes os ouvimos dizer que tínhamos de “desregular”, ou que havia controles demasiado “rígidos” sobre o mercado, ou que não tínhamos dinheiro para pagar saúde aos cidadãos, ou a universidade aos estudantes, ou que os privados fariam melhor com as nossas pensões de reforma? Pois bem, o contribuinte americano deve estar bem lixado, neste momento, ao ver que o dinheiro que não havia para reparar pontes e diques já terá que aparecer para safar todo o sistema financeiro desregulado.

E no entanto há sempre crentes. Tal como havia havia membros do Politburo que se felicitavam pela robustez da RDA enquanto o Muro de Berlim caía. Alberto Gonçalves, no DN, supõe que as “falências sejam sintoma do perfeito funcionamento” do sistema. António Borges continua a defender a privatização da Segurança Social, alegando que as pensões privadas nos EUA não entraram em colapso, só perderam grande parte do seu valor. E o programa de John McCain diz que o sistema de saúde deve ficar mais parecido com o sistema financeiro.

A ideia é que as falências sucessivas são uma purga “natural” e que a seguir à desregulação temos de desregular mais ainda. Esta gente era capaz de viver na Idade Média e não só dizer que a Peste Negra era uma coisa óptima como defender que a cura era esfregar os abcessos bubónicos uns nos outros.

***

No século XVIII, Voltaire criou o Professor Pangloss, personagem que representava o filósofo dogmático que, por mais desgraças que visse — massacres, estupros, escravidão — dizia sempre que “tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis”. Não seria difícil recriar, hoje em dia, a personagem do gestor Pangloss ou do político Pangloss. A tua empresa faliu e foste despedido? Isso é estupendo, porque o mercado se liberta espontaneamente das ineficiências. Os bancos deram cabo do jogo? É a purga necessária após necessária após um período de exuberância. Houve gente que perdeu casas, seguros de saúde, pensões de reforma? Wunderbar! Tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis. Estás a morrer de uma infecção generalizada? Sim, mas repara que as bactérias gozam de excelente saúde.

Esta gente fala em desregulação e liberdade mas não percebe que viver sob o jugo destas empresas de sucesso é levar uma vida de regras leoninas, em letra miudinha, em que não resta liberdade alguma para o cliente, o empregado que lhes deu o tempo da sua vida ou o contribuinte que vai ter de lhes salvar o couro. Se há azar, chama-se-lhe ajustamento e espera-se que todos fiquemos saciados com a explicação. Pela mesma lógica, também o terramoto de 1755 foi só um ajustamento das placas tectónicas.

Aos sofistas de mercado falta-lhes entender o que dizia Protágoras: “o Homem é a medida de todas as coisas” — para si mesmo, naturalmente. Mas é de nós mesmos que estamos a falar. O maravilhoso funcionamento da teoria fez vítimas na prática. Esta é a medida última: não o mercado, não as empresas, não o sistema financeiro — mas as pessoas.

[Público, 22 setembro 2008]

32 Respostas a “Gestor Pangloss”


  • belo texto.

    impressiona-me a forma como os “liberais” pensam, nao sei se hei-de ter pena e dar-lhes um abraço, ou entao dar-lhes uma chapada. a denominada “chapada da realidade”.

  • e que tal ignorá-los por agora? assim como assim não estão a dizer nada de jeito.

    nota mental: o tal de António Borges é um indivíduo perigoso. lembrar que anda gente a empurrá-lo para a liderança de um partido. ter presente nunca votar nele mesmo que na altura pareça boa ideia.

  • Álvaro da Costa Cabral e Gil

    Caro,
    Subscrevo cada palavra do seu artigo “Gestor Pangloss”. Parece-me que começa finalmente a aparecer uma mentalidade social no meio destes comentários. Entregámos a opinião aos especialistas que, sendo bons a analisar problemas específicos, perdem normalmente a noção do todo. Temos que nos apoiar nos especialistas para avalisar determinado tipo de informações, mas não podemos contar com a sua leitura dos acontecimentos. Por outro lado temos que nos virar directamente para os portugueses e questioná-los sobre se para o problema da desigualdade que existe em Portugal a solução passa pelos sucessivos governos, ou se passa mais pelos próprios. Nas empresas as chefias têm que começar a subordinar os seus vencimentos e prémios aos vencimentos e prémios dos seus colaboradores. É das chefias a responsabilidade da produtividade nas empresas. Se nas empresas as chefias ganharem sempre na proporção das suas equipas, passamos a ter empresas mais eficazes, mais apostadas na formação, mais humanizadas, mais focadas no ser humano. Deixa de ser o acionista o centro de todas as decisões. Aproveito para partilhar consigo que por outro lado as empresas na bolsa nunca deviam de valorizar nem desvalorizar mais do 20% ao ano. Valorização mais do que suficiente para qualquer aplicação de capital. No final do ano o valor das acções seria acertado ao valor real das empresas. Se a empresa valorizar mais do 20% o ganho será maior. Caso contrário as acções desvalorizariam até ao valor real da empresa.
    Mais fica por escrever.
    Um abraço.

    Álvaro Gil

  • Eu sou culturalmente de esquerda, mas entretanto tornei-me o verdadeiro neo-liberalista. Julgo eu que o que sucede é que me confrontei com a realidade do trabalho e do mercado e percebi uma coisa que escapa aos dogmas de esquerda e também de muita da direita: a riqueza (podemos chamar-lhe valor ou dinheiro) não cai do céu e o factor que a gera é uma coisa para a qual a melhor designação é a empresa. E as empresas, que são criações de pessoas de carne e osso, serão mais e melhores quanto mais livres forem as pessoas (o que hoje se chama a desregulação porque já havia regras a mais). Invenções, aliás fascizantes, como a ASAE ou a Direcção-Geral de Viação e os regulamentos aburdos que implementam, são formas artificiais de desviar recursos, não tênm conteúdo útil praticamente nenhum e servem com vista a dificultar a criação de riqueza – isto são meros exemplos claro.
    Dito isto, que é uma introdução, é claro que é um imperativo moral, para a sociedade e para cada um, apoiar os necessitados (desemprego, saúde, velhice) e criar condições mínimas de igualdade à partida (educação).
    Ao contrário do que certamente pensa isto exige muito menos regras jurídicas do que hoje temos e muito menos Estado do que hoje temos. Hoje em dia, quer queiram quer não, o verdadeiro progressismo (ou seja o sentido da melhoria das condições de vida da da população e dos mais desfavorecidos em particular) consiste no chamado liberalismo.
    É importante que se mantenha o debate para que se alcancem os melhores equilíbrios a cada momento e portanto a sua seriedade e a sua inteligência são importantes.
    Porque assim é, atrevo-me a pedir-lhe, com sinceridade e com admiração por muitos escritos passados, que não baixe o seu nível e não abdique da honestidade intelectual o que penso que tem vindo a acontecer nos seus últimos artigos (pior que este era um inacreditável em que comparava o tiro de um GNR numa criança com uma lei absurda do Estado).

  • Penintencio-me das gralhas do texto supra, especialmente do “servem com vista”.

  • simples belo, jogoso com narrativa…
    sabedorias impares…

  • We detected and resolved the challenge quickly, and we are now back to 100 percent. We apologize for any inconvenience.”Earlier this day Downforeveryoneorjustme.com, site that tracks websites that aren’t working, had an interesting response when you typed in Facebook.com. A page came up that says “Huh? facebook doesn’t look like a site across the interwho.” Interesting.This server change affected the entire world. Reports had Facebook down throughout Europe, with user complaints streaming in through the UK, Germany, and Italy. Even further corners from your world felt the effects on this Facebook outage, including Brazil, Indonesia, and Holland.
    http://litpc9.ulb.ac.be/lang/index.php?title=Utilisateur:OlenRrv

  • In addition to much better results, it can in your renovated bathroom professionals help the total value with the increase can your
    home. The coupons are a way of advertising the kohls clothing products.

    Sorry, I don’t purchase from retailers that play games with their customers.

  • We’re a bunch of volunteers and opening a brand new scheme in
    our community. Your web site offered us with useful information to work on.
    You’ve done an impressive job and our entire neighborhood will probably be thankful to
    you.

  • It is in point of fact a nice and helpful piece of information.
    I’m happy that you simply shared this useful info
    with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

  • Have you ever considered publishing an e-book or guest authoring on other sites?
    I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information.
    I know my audience would value your work. If you
    are even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  • I believe what you published was actually very reasonable.
    But, consider this, suppose you were to create a killer title?
    I ain’t saying your information isn’t solid., however suppose you
    added something to maybe get folk’s attention?
    I mean Gestor Pangloss

  • Woah! I’m really loving the template/theme of
    this blog. It’s simple, yet effective. A lott of timss it’s difficult to get that “perfect balance” between usability and visual appearance.
    I must say you hwve done a very good job with this. In addition, the blog loads extremely fast for me on Safari.
    Outstanding Blog!

  • Un profoոd bravo à l’aԀmin du site internet

  • Je vais vous dire que ce n’est pas erroné ..

  • Today, I went to the beach with my kids. I fouhd a sea shell and gave it to
    my 4 year oold daughter and aid “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the
    shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside
    and it pinched her ear. She never wants too go back!
    LoL I know this is totally off topic but I hadd to tell someone!

  • It is appropriate time to make some plans for the future and it is time to
    be happy. I’veread this post and iff I could I desire to suggest you some interssting thinhgs or advice.
    Perhaps you can wrie next articles referrig to this article.
    I want to read more things about it!

  • Aw, this was a very nice post. Taking the time and actual effort
    to make a superb article… but what can I say…
    I put things off a lot and don’t manage to geet narly anything done.

  • Hello friends, good piecxe of writing and good urging
    commented at this place, I am genuinely enjoying by these.

  • Hi there to all, it’s really a pleasant for me to pay a visit this website, it includes important Information.

  • An intriguing discussion is worth comment. I think that you need to wrte more oon this issue, itt might not be a taboo
    suubject bbut typically people do not speak about these issues.
    To the next! All the best!!

  • This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more
    of your great post. Also, I have shared your website in my social
    networks!

  • Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how
    can i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

  • Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A theme like yours with a few simple adjustements would really make my
    blog shine. Please let me know where you got your theme. Thanks a
    lot

  • Remarkable things here. I’m very happy to look
    your post. Thank you a lott and I’m having a look forward to touch
    you. Will you kinfly drop me a e-mail?

  • It’s difficult to find well-informed people on this subject,
    but you seem like yyou know what you’re talking about!
    Thanks

  • Cobras and Mambas inject Neurotoxic venom
    which will affect the nervous system and cause initial muscle weakness, blurred vision, difficulty in swallowing and breathing
    and eventually paralysis. Look for bold prints
    to become mainstream on single-breasted coats and other items of men’s clothing.
    Social media marketing tool is an effective one in order to promote celebrity dresses.

    Look at my webpage; black and white bodycon dresses

  • Can you tell us more about this? I’d like to find out some additional information.

  • Good info. Lucky me I ran across your blog by
    accident (stumbleupon). I’ve book-marked it for later!

  • I am in fact thankful to the owner of this site who has shared this wonderful article at at this
    time.

Deixar comentário