Marcos Santos

Projecto
Tese de Mestrado sobre métodos de diagnóstico mais eficazes e baratos para a doença theileriose bovina, adequados para utilização em laboratórios e países com menores recursos económicos.

A theileriose bovina é uma doença transmitida ao gado bovino por carraças e tem um impacto económico devastador na produção de gado, principalmente em países mediterrânicos.

Valor atribuído
4.200 euros

Local de desenvolvimento do projecto
Lisboa

Situação profissional ou académica
Mestrando em Genética Molecular e Biomedicina

Instituições ligadas ao projecto
Faculdade de Ciências e Tecnologia- Universidade Nova de Lisboa, Laboratório de Investigação Veterinária

Resultados
O desenvolvimento de um novo protocolo de PCR em tempo real para detectar Theileria annulata em amostras de sangue de bovino foi concretizado. O teste desenvolvido deverá ser implementado na rotina laboratorial do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV – INRB, I.P.).

Foi redigido um artigo científico, incluindo os resultados deste trabalho, que foi submetido em Abril último à revista internacional da especialidade Veterinary Parasitology. Todos os resultados obtidos encontram-se assim descritos neste artigo intitulado “Revisiting the Tams1-encoding gene as a speciesspecific target towards the detection of Theileria annulata” (manuscrito em anexo).
Parte deste trabalho foi também apresentado, em formato de poster, no “Primeiro Encontro de Biologia Molecular em Saúde”, Escola Superior de Saúde Egas Moniz, 18-19 Março 2011, Monte de Caparica. O mesmo poster será exibido em 2011 no V Congresso de Ciências Veterinárias 2011, e um outro Congresso Nacional MICROBIOTEC11 nos dias 1-3 de Dezembro.

Marcos Santos defende a sua tese a 28 de Outubro.

2 Respostas a “Marcos Santos”


Deixar comentário