Isabel Duarte

Projecto
Tese de Doutoramento “Mapping the evolution of the mitochondrial proteome-from its alpha- proteobacterial ancestor to its current state in Man”.

Pesquisa científica centrada num ponto particular de uma questão fundamental em biologia: como evoluíram os organelos eucariotas? Estudo da forma como a selecção natural moldou a quantidade e qualidade das proteínas presentes em compartimentos intracelulares (organelos) existentes apenas em organismos ditos superiores (eucariotas).

Valor atribuído
6.708 euros

Local de desenvolvimento do projecto
Nijmegen, Holanda

Situação profissional ou académica
Doutoranda em Biologia Computacional

Instituições ligadas ao projecto
Center for Molecular and Biomolecular Informatics- Radbout Universiteit

Resultados
No projecto, Isabel Duarte utilizou ferramentas de comparação filogenética para listar – ou mapear – a evolução das proteínas que compõem a mitocôndria e todos os seus organelos derivados – mitosomas e hidrogenosomas – presentes apenas em organismos unicelulares basais, maioritariamente parasitas de interesse humano.
Assim, o conhecimento do proteoma específico de cada organelo ajudará a compreender melhor as suas funções descritas, mas também prever novas funcionalidades e auxiliar no potencial tratamento de disfunções e/ou doenças associadas a estas estruturas celulares.

Durante os seis meses de duração da bolsa, Isabel Duarte finalizou a análise do “dataset” principal; publicou um artigo científico reportando parte dos resultados na conceituada revista Molecular Biology and Evolution (factor de impacto 9.872); redigiu um segundo artigo científico, que se encontra em fase adiantada de preparação, que reporta os restantes resultados provenientes da mesma análise.

Até ao final de 2011, Isabel Duarte defenderá a sua tese para obter o grau de Doutor.

0 Respostas a “Isabel Duarte”


  • No Comments

Deixar comentário